Mundo

Trump tinha razão. Houve mesmo um ataque na Suécia, mas contra imigrantes

O Presidente dos EUA voltou a defender a teoria da conspiração, segundo a qual os meios de comunicação ocultam atentados terroristas. Num comício na Florida, Donald Trump fez uma alusão a um ataque. “Vejam o que aconteceu na Suécia”, afirmou. E tinha razão. Houver um atentado, a 5 de janeiro. Os autores: neonazis. As vítimas: refugiados”. Veja o vídeo.

Num comício da Florida, Donald Trump fez uma alusão a um ataque que terá ocorrido na Suécia, desmentido pelas autoridades locais.

O Presidente norte-americano elencou uma série de países e cidades, fazendo uma ligação entre o elevado número de imigrantes acolhidos com atentados terroristas. Alemanha, Suécia, “na noite passada”, Nice, Paris.

Com essas palavras, Trump pretendia sustentar a sua política de encerramento de fronteiras. Só que não havia registo de qualquer ataque na Suécia.

Mas Trump tinha razão. Três neonazis foram detidos em janeiro, depois de um ataque a um centro de asilo em Gotemburgo. Uma bomba de fabrico caseiro terá deixado uma pessoa gravemente ferida, segundo o The Independent.

De acordo com os serviços de segurança suecos, os três suspeitos são membros de um movimento de resistência nórdica, com ideologia racista e antissemita, opondo-se à imigração de pessoas negras, no país.

O serviço de inteligência sueco revelou que o incidente ocorreu a 5 de janeiro, mas deu conta de outros dois ataques semelhantes em Gotemburgo, nos últimos meses.

Trump justificou a sua declaração com informação recolhida na Fox News

Veja a declaração de Trump:

Em destaque

Subir