Motociclismo

Triunfo na Grã-Bretanha ‘catapulta’ Dovizioso para a liderança do MotoGP

No desporto motorizado não há impossíveis, e o motociclismo não é exceção. Andrea Dovizioso provou-o ao alcançar uma vitória no Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP que poucos vaticinavam antes da corrida, disputada este domingo no Circuito de Silverstone.

O italiano da Ducati não era o favorito e nem liderou grande parte da corrida, como fez Valentino Rossi, que esteve na frente durante 17 das 20 voltas que compunham a prova.

Rossi fez tudo para ganhar. Arrancou melhor do que toda a gente e surpreendeu o ‘pole position’ Marc Marquez, sendo que na volta inaugural Maverick Viñales ascendeu à terceira posição, Mais atrás, Dovizioso começou a sua progressão, deixando para trás o seu companheiro de equipa Jorge Lorenzo.

Depois de Viñales subir ao segundo posto e fazer a melhor volta da corrida, Dovizioso ganhava o quarto posto a Cal Crutchlow e atacava Marquez, acabando por passá-lo. O italiano chegou ao segundo posto ao passar Viñales a 10 voltas do fim, sendo imitado por Marquez duas voltas mais tarde. O Campeão do Mundo viria a abandonar logo depois, quando o motor da Honda cedeu-

Valentino Rossi parecia ‘caminhar’ para o trunfo, mas a três voltas do fim Andrea Dovizioso ‘atacou’ o italiano da Yamaha e conseguiu mesmo ‘roubar-lhe’ a liderança. Depois o ‘Doutor’ fraquejou e perdeu mesmo o segundo posto para o seu companheiro de equipa Maverick Viñales. Um resultado que promoveu o vencedor também ao comando do campeonato, com mais nove pontos que Marc Marquez.

Classificação

1º Andrea Dovizioso (Ducati) 40m45,496s
2º Maverick Viñales (Yamaha) + 0,114s
3º Valentino Rossi (Yamaha) + 0,749s
4º Cal Crutchlow (Honda) + 1,679s
5º Jorge Lorenzo (Ducati) + 3,508s
6º Johann Zarco (Yamaha) + 7,001s
7º Dani Pedrosa (Honda) + 10,944s
8º Scott Redding (Ducati) + 13,627s
9º Alex Rins (Suzuki) + 15,661s
10º Alvaro Bautista (Ducati) + 25,279s

Em destaque

Subir