Economia

Três empresas portuguesas recebem 4,7 milhões de financiamento comunitário

Portugal tem três novas empresas com projetos de inovação de base tecnológica aprovados na fase dois do programa comunitário SME Instrument do Horizonte 2020. Os três projetos vão ser financiados com um total de 4,7 milhões de euros.

Foram submetidas propostas de 30 PME portuguesas, o que significa uma taxa de aprovação de 10 por cento, mais do dobro da média europeia que se ficou pelos 4,3 por cento. Acresce que as PME portuguesas captaram 4,6 por cento do financiamento disponível, um valor muito acima dos 1,5 pontos percentuais.

As três empresas nacionais em causa são a Perceive3D, BioMimetx e Bluemater que conseguiram financiar, respetivamente, um software inovador a nível mundial para cirurgia ortopédica assistida por computador, o desenvolvimento de um suplemento para tintas inovador, que permite reduções significativas nos custos de manutenção e consumos energéticos dos navios, e um conceito revolucionário de tratamento de águas residuais, provenientes de aterros e indústrias, que reduz de forma muito significativa os custos de tratamento em comparação com as estações de tratamento tradicionais.

Para José Carlos Caldeira, presidente da ANI, “estes resultados ilustram a grande evolução verificada na participação nacional no Programa Horizonte 2020, resultante também do trabalho de sensibilização, promoção e apoio à comunidade empresarial”.

A Agência Nacional de Inovação (ANI), através do seu Gabinete de Promoção do Programa-Quadro, desempenha um papel ativo na promoção da participação das empresas nacionais no Horizonte 2020.

Esta equipa apoiou e acompanhou a preparação das três propostas financiadas, para além de realizar encontros regulares com PME nacionais, através de sessões de divulgação e de formação, e reuniões de trabalho individuais.

O SME Instrument tem o objetivo de apoiar PME com vocação altamente inovadora e capacidade de introduzir alterações disruptivas nos mercados. Está dividido em duas fases: a primeira, na qual são disponibilizados 50 mil euros por projeto, tem como finalidade financiar o desenvolvimento do estudo de viabilidade.

A fase dois, com um financiamento até 2,5 milhões de euros por projeto, visa o apoio a atividades relacionadas com o desenvolvimento e demonstração da inovação.

Em destaque

Subir