Nas Notícias

Tratamento para a hepatite C inclui quase seis mil doentes

hepatite cO Infarmed revelou os dados do protocolo de tratamento da hepatite C. Quase 6000 doentes (5992, para sermos mais precisos) estão a seguir um tratamento que já curou 1202 pessoas. Entre os que finalizaram o tratamento há 49 que não foram curados pelos medicamentos inovadores.

Os números estão disponíveis do site do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e reportam a 1 de fevereiro.

De acordo com o regulador, 5992 pacientes iniciaram o tratamento da hepatite C, no âmbito do protocolo acordado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica que produz os medicamentos inovadores, apresentado em fevereiro de 2015 pelo então ministro Paulo Macedo.

Esse tratamento já permitiu curar 1202 pessoas, mas outras 49 foram dadas como doentes não curados, tendo já terminado o protocolo.

Nos termos do compromisso estabelecido entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica, o Estado só paga se o doente ficar tratado, assumindo então uma comparticipação de 100 por cento nos dois fármacos envolvidos.

Quando os medicamentos inovadores não curarem o paciente, a farmacêutica terá de disponibilizar um outro tratamento.

À data, foi calculado que o universo de doentes potencialmente abrangidos seja de 13 mil pessoas, mas este número pode oscilar face à evolução clínica dos pacientes (que podem não necessitar dos medicamentos inovadores) e ao registo de novos casos de hepatite C.

Em destaque

Subir