Economia

Trabalhar menos horas, manter o salário e produzir mais? Suecos explicam como

trabalhar_menos_ganhar_mais

E se pudesse trabalhar menos duas horas por dia e ganhar o mesmo que ganha agora? A ideia chega-nos da Suécia e está a ser testada por algumas empresas, entre elas a filial da Toyota de Gotemburgo.

A ideia é que as pessoas trabalhem menos para produzir mais. Estranho? Perceba como isto é possível através de relatos de algumas empresas que estão a testar esta filosofia de abordagem aos trabalhadores e à sua produtividade.

Segundo o The Guardian, este novo método de produtividade foi testado num lar de idosos em Gotemburgo. A ideia é que as pessoas trabalhem menos horas, tenham, igualmente, menos tempo perdido em pausas e acabam, por isso, por produzir mais e, com isto ter também mais tempo para si e para a família. A parte boa deste conceito é que as pessoas não perdem rendimento, ficando a auferir o mesmo salário, como se estivessem a trabalhar 8 horas.

Segundo o relato da Toyota, onde este método está também a ser testado, as pessoas começaram a produzir mais e ouve menos reclamações de produtos com anomalias.

“Os clientes não estavam satisfeitos com os longos tempos de espera, o que provocava stress nos trabalhadores, que cometiam erros,” esclarece Martin Back, gerente da filial da Toyota em Gotemburgo.

Para ele, as pessoas tornam-se mais produtivas quando trabalham menos horas, uma vez que esse turno de trabalho se torna mais seguido (menos pausas) e em que as pessoas não se sentem tão stressadas como quando trabalham 8 ou mais horas.

Outro testemunho da vantagem das jornadas de trabalho mais curtas foi Lise-Lotte Petterson, uma auxiliar de enfermagem de 41 anos que também trabalha nesta nova forma de produtividade.

“Costumava estar tão exausta que chegava a casa e adormecia no sofá, mas agora sinto-me muito mais alerta. Tenho mais energia quer para trabalhar, quer para a minha vida familiar.”

A parte má destas jornadas de trabalho é que as mesmas são apenas experimentais. A ideia surgiu através do atual presidente daquele município. Ora, o atual executivo daquele município perdeu a maioria e, tanto os liberais como os conservadores são uma oposição à redução das horas de trabalho para jornadas de 6 horas. No entanto, este ensaio vai continuar, pelo menos, até 2016.

 

Em destaque

Subir