Motores

Toyota e Fernando Alonso referências nos testes de Le Mans

A Toyota e em particular Fernando Alonso, no TS050 Hybrid # 8, estiveram em destaque nos testes para as 24 Horas de Le Mans, que tiveram lugar no traçado de La Sarthe.

O piloto espanhol da McLaren na Fórmula 1 conseguiu completar uma volta em 3m19,066s, um pouco menos que um segundo que o seu companheiro de equipa Kamui Kobayashi no outro Toyota LMP1.

Quem mais se conseguiu aproximar de Alonso foi Mathias Beche, aos comandos do Rebellion R-One # 3, a seis décimas do piloto asturiano, com Kobayashi a conseguir o terceiro tempo no Toyota TS050 Hybrid # 7.

O top cinco foi completado por André Lotterer, que no segundo Rebellion foi mais de dois segundos mais rápido que o melhor dos BR1 da SMP1 Racing, que antecederam o Enso CLM01/P1 da By Kolles e o BR1 da Dragonspeed, que tripulado por Renger Van der Zande foi sete segundos mais veloz que os Ginetta G60 LT P1 da CEFC TRSM Racng.

Aliás, os primeiros LMP2 foram mais rápidos que os protótipos da marca de Lawrence Tomlison, com Nathanael Berthon a ser o mais rápido da categoria, com uma volta em 3m27,228s, sendo que Pastor Maldonado se destacou pelas piores razões ao protagonizar uma saída de pista na curva de Indianápolis que provocou a última situação de bandeiras vermelha da sessão.

O melhor não Oreca foi o Dallara de Felipe Nasr, ‘acabadinho’ de chegar da sua vitória no IMSA em Detroit. Aos comandos do P217 da Cetilar Villorba Corse o brasileiro apressou-se a fazer as dez voltas obrigatórias para poder estar presente na corrida de 16 e 17 de junho. Já Filipe Albuquerque ficou-se pelo sexto tempo no Ligier # 22 da United Autosports.

Em GTE Pro quem ‘mandou’ foi o Porsche 911 RSR # 93 de Patrick Pilet, que efetuou uma volta em 3m52,551s, que bateu o carro ‘irmão’ # 91 de Gianmaria Bruni e os quatro Ford GT que começaram a sessão a dominar. No seu regresso a La Sarthe a BMW terminou o dia de testes apenas com o nono registo, através do M8 GTE # 81 de Nick Catsburg, à frente do Ferrari 488 GTE # 71 da AF Corse confiado a Sam Bird e dos dois Corvette C7 R.

Já em GTE AM a primazia pertenceu a Julien Andlauer, no Porsche 911 RS # 77 da Dempsey Proton Racing, que bateu por três décimas Francesco Castelacci no Ferrari 488 GTE # 54 da Spitit of Race. O Aston Martin Vantage # 98, que Pedro Lamy divide com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda foi o mais lento em pista.

Em destaque

Subir