Motores

Toyota consegue ‘dobradinha’ em Fuji

A Toyota regressou às vitórias no Campeonato do Mundo de Resistência, ao impor-se nas 6 Horas de Fuji, através de Kazuki Nakajima, Sebastien Buemi e Anthony Davidson, no TS050 Hybrid nº 8, com Mike Conway e Kamui Kobayashi a serem segundos no carro nº 7, garantindo a ‘dobradinha’ da marca nipónica, que se tinha imposto pela última vez em maio, em Spa-Francorchamps.

Mas a corrida não foi completada na sua totalidade, devido à falta de visibilidade, que obrigou à entrada do ‘safety car’ a uma hora e 40 minutos, com a bandeira vermelha surgir 10 minutos depois.

Eduardo Freitas, o Diretor de prova, bem tentou que a corrida fosse retomada, mas tal não foi possível, de modo a dar continuidade a uma prova que inicialmente parecia pender novamente para a Porsche.

A ‘pole position’ era do 919 Hybrid nº 2, no qual Earl Bamber fez o primeiro turno de condução, assumindo a liderança quando as ‘hostilidades’ começaram, ainda que a corrida tenha sido iniciada atrás do ‘safety car’. No entanto, o líder do campeonato seria atrasado na segunda neutralização da prova, no final da primeira hora.

Timo Bernhard ficou a uma volta dos primeiros na terceira hora de corrida, debatendo-se com as dificuldades climatéricas, Brendon Hartley ainda tentou mitigar o prejuízo, mas terminaria apenas na quarta posição. Um resultado que mantém Nakajima, Buemi e a Toyota com possibilidades matemáticas de discutirem o título, quando faltam apenas duas provas para a conclusão da temporada.

Na categoria LMP2 foi para a Vaillante Rebellion, que no começo da prova parecia caminhar para uma ‘dobradinha’, mas apenas Bruno Senna, Julien Canal e Nicolas Prost consumaram o êxito no Oreca 07 nº 31, já que no nº 13 Mathias Beche protagonizou um grande acidente que o eliminou.

Depois de uma grande recuperação, após dificuldades nas voltas iniciais, Nicolas Lapierre, André Negrão e Gustavo Menezes conseguiram terminar em segundo no Signatech Alpine A470 nº 36, enquanto Oliver Jarvis, Ho-Pin Tung e Thomas Laurent reforçaram a liderança do campeonato ao serem terceiros, no Oreca nº 38 da Jackie Chan DC Racing.

Em GTE Pro o triunfo foi para a AF Corse, mercê de uma corrida consistente de James Calado e Alessandro Pierguidi no Ferrari 488 GTE nº 51. Foi a segunda vitória consecutiva dupla anglo-italiana, que soube aproveitar os percalços sofridos por Andy Priaulx e Harry Tincknell no Ford GT nº 67.
Richard Lietz e Fred Makowiecki, autores da ‘pole position’, foram segundos no Porsche 911 RSR nº 91, com o segundo 911 RSR, o nº 92, a completar o pódio da categoria.

Para Pedro Lamy a prova não correu de feição em GTE Am. A equipa do Aston Martin Vantage nº 98 nunca se ‘encontrou’ com as condições climatéricas, e por isso não foi possível terminar no pódio, onde Miguel Molina, Francesco Castellacci e Thomas Flohr subiram ao lugar mais alto, impondo o Ferrari 488 GTE nº 54 da Spirit of Race, diante do carro idêntico de Keita Sawa, Matt Griffin e Weng Mok Sun.

Em destaque

Subir