Motores

Toyota com Alonso vence as 6 Horas de Spa-Francorchamps

A Toyota começou a super temporada do Campeonato do Mundo de Resistência (FIA WEC) com uma vitória nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, impondo-se com o TS050 que Fernando Alonso dividiu com Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima.

O Toyota # 8 partira da ‘pole position’, depois desta ter sido retirada ao outro TS50 por infração técnica, e nunca deixou o comando desde o começo da corrida, feito por Buemi, com Kazuki Nakajima a guiar o protótipo a meio da corrida, logo após um primeiro turno de condução de Alonso, encarregue também de terminar a prova com o carro vencedor.

O piloto da Mclaren na Fórmula 1 ajudou a abrilhantar o êxito da Toyota na pista belga, numa corrida considerada como um ‘ensaio’ para as 24 Horas de Le Mans, pelo que a ‘dobradinha’ assegurada pelo TS050 # 7 acabou por ser um bom presságio para a grande ‘clássica’ de junho.

Apesar de serem obrigados a partirem das boxes, por via da infração técnica, Kamui Kobayashi, José Maria Lopez e Mike Conway não tardaram a recuperar terreno e a meio da prova já estavam na segunda posição, à frente dos dois Rebellion, que confirmaram ser os melhores protótipos não híbridos, com o # 1 a recuperar de um atraso devido a um problema para terminar na terceira posição, permitindo a Bruno Senna, Neel Jani e André Lotterer subir ao último lugar do pódio absoluto.

Em LMP2 a G-Drive controlou as operações desde o início da corrida, com Jean-Eric Vergne, Roman Rusinov e Andrea Pizzitola a levarem o Oreca # 26 à vitória, diante do Oreca # 38 da Jackie Chan DC Racing, muito bem tripulado por Ho-Pin Tung na fase final da prova, em que logrou levar a melhor sobre o Signatech Alpine # 36, que tinha largado da ‘pole position’.

Na categoria GTE Pro a vitória acabou por ir para o Ford GT # 66 de Stefan Mucke, Bill Johnson e Olivier Pla, que se impôs depois do outro carro da marca da oval ter ficado pelo caminho, depois de Harry Tincknell ter perdido o controlo do carro # 67 em Eau Rouge, destruindo a frente do carro.

Felizmente que o piloto britânico nada sofreu, apenas passando pela clínica do circuito. Atrás do Porsche 911 RSR # 92, que Michael Christensen e Kevin Estre levaram à segunda posição, houve bastante luta, com Richard Lietz a não conseguir segurar o terceiro posto face ao ataque de Davide Rigon no Ferrari 488 GTE # 71.

Já em GTE Am Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda iniciaram a temporada a vencer, mas o triunfo da tripla do Aston Martin Vantage GTE # 98 foi tudo menos fácil.

Embora a equipa tenha partido da segunda posição da categoria, depois de ter chegado à liderança o piloto português viu-se obrigado a defender ‘com unhas e dentes’ a primeira posição nas últimas voltas, perante o feroz ataque de Euan Hankey, no Aston Martin Vantage # 90 da TF Sport, que foi segundo a escassas décimas do piloto luso.

Classificação

1º Buemi/Nakajima/Alonso (Toyota) 163 voltas

2º Conway/Kobayashi/Lopez (Toyota) + 1,444s

3º Jani/Lotterer/Senna (Rebellion) + 2 voltas

4º Beche/Laurent/Menezes (Rebellion) + 2 voltas

5º Webb/Kreihamer/Dillman (ByKolles) + 5 voltas

6º Aleshin/Petrov (BR1) + 5 voltas

7º Rusinov/Vergne/Pizzitola (Oreca) + 7 voltas

8º Tung/Aubry/Richelmi (Oreca) + 7 voltas

9º Lapierre/Negrão/Thiriet (Alpine) + 7 voltas

10º Jaffar/Tan/Jeffri (Oreca) + 8 voltas

 

 

Em destaque

Subir