Mundo

Total de mortos na República Democrática do Congo devido ao Ébola sobe para 27

A morte de mais uma pessoa em Mbandaka, noroeste da República Democrática do Congo, infetada pelo vírus Ébola, elevou para 27 o total de mortos desde o início da epidemia, há duas semanas, anunciaram hoje as autoridades.

Num comunicado emitido hoje, o Ministério da Saúde da República Democrática do Congo (RDCongo) referiu que foi registado “a morte de um caso confirmado em Wangata”, em Mbandaka, cidade com 1,2 milhões de habitantes a 700 quilómetros da capital, Kinshasa.

O balanço do surto de Ébola no noroeste da RDCongo a partir de 20 de maio é de 27 mortos, entre 51 casos confirmados ou suspeitos (28 confirmados e 23 prováveis ou suspeitos), lê-se no documento.

As autoridades da RDCongo e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram na segunda-feira uma “vacinação direcionada” contra a doença provocada pelo vírus Ébola em Mbandaka.

As primeiras vacinas foram administradas em cerca de dez pessoas das equipas médicas.

O número de pessoas alvo desta primeira fase de vacinação é estimado em mais de 600: equipas de saúde, quem esteve em contacto com os pacientes – principalmente membros da família -, e as pessoas próximas de quem contactou os doentes infetados.

A RDCongo já recebeu 8.500 doses de vacina, segundo as autoridades.

A campanha de vacinação direcionada continuará em Bikoro (a 100 quilómetros de Mbandaka e a 600 quilómetros de Kinshasa), epicentro do atual surto, declarado a 08 de maio, na fronteira com a República do Congo.

Este é o nono surto da doença desde que apareceu pela primeira vez na RDCongo, em 1976.

A última epidemia ocorreu em 2017 e matou oficialmente quatro pessoas.

Em destaque

Subir