Nas Notícias

Tony Carreira recusou acordo com indemnização de 45 mil euros

Tony Carreira podia ter evitado o processo por plágio se tivesse aceitado um acordo, sugerido pelo Ministério Público, que implicava o pagamento de uma indemnização de 45 mil euros. A editora que fez a denúncia aceitou a proposta, mas o cantor não.

O acordo, que levaria à suspensão provisória do processo, é referido nos autos do processo, consultados pela Lusa no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

A procuradora Cláudia Ribeiro propôs o acordo entre as partes mediante o pagamento, por parte de Tony Carreira, de uma indemnização de 45 mil euros, dividida em duas partes.

Seriam 15 mil euros para a associação Amigos do Hospital de Santa Maria (“para a aquisição de, pelo menos, 25 cadeiras de rodas”, referem os autos) e 30 mil euros a transferir para um NIB a indicar pela Companhia Nacional de Música (CNM), a editora que apresentou a denúncia dos alegados plágios.

A editora de Nuno Rodrigues aceitou “os termos propostos pelo Ministério Público”, como indica o auto de inquirição, mas Tony Carreira recusou o acordo.

A Lusa tentou obter uma explicação para esta recusa, mas a advogada de Tony Carreira não respondeu.

Numa recente entrevista, Tony Carreira acusou Nuno Rodrigues de encetar “uma vingança pessoal”.

O cantor está acusado de 11 crimes de usurpação e de outros tantos de contrafação, enquanto o compositor Ricardo Landum, autor de alguns temas para Tony Carreira, responde por nove crimes de usurpação e outros tantos de contrafação.

Em destaque

Subir