Desporto

Tondela queria adiar jogo por causa dos fogos mas Belenenses não deixa

A região de Tondela foi das mais afetadas pelos incêndios do passado final de semana e o clube local pediu à Liga portuguesa e ao Belenenses para que o próximo jogo dos tondelenses fosse adiado. O Tondela explica, por exemplo, que a qualidade do ar não tem facilitado os treinos da sua equipa nesta zona do país. No entanto, o clube do Restelo recusou o pedido, que até tinha luz verde da Liga. O caso está a gerar indignação nas redes sociais.

Em comunicado, o Tondela lamenta a atitude dos responsáveis do Belenenses.

“Infelizmente, e apesar de todos os manifestos de solidariedade que as várias instituições do nosso futebol têm tido com o CD Tondela e com os tondelenses, a Belenenses SAD recusou liminarmente adiar o encontro para datas que se encontram livres no calendário das duas sociedades, impondo-nos uma única proposta no mínimo afrontosa de realizar o encontro 48 horas depois (terça-feira)”, diz o Tondela, em comunicado.

E prosseguem: “Perante esta desfeita e estarrecidos com a falta de bom senso dos responsáveis da Belenenses SAD, ainda se chegou a um princípio de acordo para que o jogo fosse realizado na segunda-feira seguinte, apenas 24 horas depois do horário original, mas dita a razão que tal não significa qualquer mudança face ao que se impunha e ao que nos parece razoável.”

Perante isto, o Tondela revela que o encontro manter-se-á no horário inicialmente agendado, sem qualquer alteração. Mas fica o aviso.

“Para memória futura a falta de solidariedade, de sensibilidade e de bom senso que os mais altos responsáveis da Belenenses SAD demonstraram.”

O Tondela justifica que “a conjuntura de tragédia e drama social em que Tondela e o distrito de Viseu se viram mergulhados não preconiza que num quadro desta magnitude se realize um jogo de futebol, aquilo que todos devemos encarar como um espectáculo”.

O emblema beirão faz ainda um retrato do cenário que se vive, por estes dias, naquela região afetada pelos fogos.

“Perderam-se vidas, casas, fábricas, oficinas, lojas, carros, o concelho está pintado de negro, nas escolas é proibida a atividade física ao ar livre por falta de qualidade do ar (atestada em reunião com as partes por representante da Direcção Geral de Saúde), numa das zonas industriais do concelho ainda há fábricas de produtos tóxicos a arder, a Associação de Futebol de Viseu cancelou a maioria dos jogos dos seus campeonatos distritais, portanto não existem, no nosso entender, condições emocionais e morais para que aquilo que deveria ser uma festa se realize.”

A verdade é que o jogo terá mesmo lugar contra o Belenenses.

Em destaque

Subir