Nas Notícias

Todo o país com risco elevado e muito elevado de exposição UV

Todas as regiões do país apresentam hoje um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação Ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Todas as regiões do país apresentam risco muito elevado, com exceção de Castelo Branco, a ilha do Porto Santo e o grupo oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria), que estão com níveis elevados.

Para as regiões com risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro e aguaceiros nas regiões do interior, em especial durante a tarde, sendo em geral fracos e dispersos.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado predominando do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no interior da região Sul e nas regiões do litoral Norte e Centro e pequena descida da temperatura mínima na região Centro.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 10 graus Celsius (na Guarda, Bragança e Viana do Castelo) e os 14 (em Faro) e as máximas entre os 19 (na Guarda) e os 27 (em Santarém).

Em destaque

Subir