Nas Notícias

Tiro aos pombos é desporto? O PAN contesta

tiro aos pombos

O PAN apresentou uma providência cautelar para impedir a realização do Campeonato Mundial de Tiro ao Voo 2016, agendado para entre 20 e 26 de junho. O partido contesta um ‘desporto’ que “resulta na morte de milhares” de pombos.

Argumentos não faltam ao PAN para contestar um evento, previsto para a Póvoa de Varzim, que consiste “na largada de pombos para que os ‘atletas’ participantes possam atirar ao alvo – pombo a voar – com o único objetivo de os matar”.

“Os pombos utilizados são criados apenas para o efeito de serem ‘alvo’, num processo violento que culmina numa prova ‘recreativa’. Significa isto que vivem toda a sua curta vida em pombais – pequenas gaiolas, até ao dia em que são libertados como alvos para serem mortos”, sustentou o partido.

Juntamente com a providência cautelar, o PAN apresentou pareceres de diversas entidades e especialistas, como Inês Real (provedora municipal dos Animais de Lisboa), Alexandra Pereira (médica veterinária) e Fernando Araújo (jurista e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).

De acordo com os pareceres, o tiro aos pombos (ou, na versão ‘desportivo’, o tiro ao voo) viola o artigo 1.º da Lei de Proteção dos Animais e o artigo 13.º do Tratado de Funcionamento da União Europeia.

Para Fernando Araújo, a organização não pode invocar o carácter de tradição cultural “porque se trata da importação – extremamente minoritária – de uma ‘tradição’ britânica que, até já foi abolida no seu país de origem”.

Segundo o jurista, o ‘live pigeon shooting’ está banido do Reino Unido desde 1921 e não se justifica quando a pontaria de um atirador pode ser avaliada com “alvos artificiais”.

“A prática de tiro aos pombos provoca um grande sofrimento, atendendo ao número de animais envolvidos e ao sofrimento que lhes é infligido”, acrescentou a veterinária Alexandra Pereira: “Face ao exposto, o tiro aos pombos constitui um grave problema em termos de bem-estar animal por desrespeitar, pelo menos, quatro das cinco liberdades: (1) livre de desconforto, (2) livre de dor, lesões e doenças, (3) livre para expressar comportamento normal e (4) livre de medo e stress”.

O Campeonato Mundial de Tiro ao Voo 2016 é organizado pela Federação Portuguesa de Tiro com Armas de Caça, que recorre ao pombo-comum (‘Columba Livia Domestica’.

Em destaque

Subir