Motores

Tiago Monteiro quarto na qualificação do WTCC em Vila Real

Tiago Monteiro vai largar da quarta posição para a Corrida Principal do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) em Vila Real, depois de na terceira qualificação ter tido um percalço no seu Honda Civic, acabando assim por terminar a mais de três segundos do seu companheiro de equipa Norbert Michelisz, que vai largar da ‘pole-position’.

Um problema num dos amortecedores dianteiros do Civic nº 18 esteve na origem do percalço de Tiago na derradeira e decisiva sessão de qualificação, aonde não chegou Manuel Pedro Fernandes, apenas o 14º mais rápido.

Na primeira qualificação Michelisz foi o mais rápido, enquanto Tiago Monteiro realizou o terceiro registo, a mais de três décimas do seu companheiro de equipa. Isto enquanto Manuel Pedro Fernandes, piloto local, se quedava pelo 14º registo no mais lento dos Lada Vesta da RC Motorsport. Aliás só um dos três carros russos passaria à Q2, o de Yann Ehrlacher.

Na segunda qualificação Tiago Monteiro conseguiu ser o mais rápido, desta vez batendo Michelisz por mais de uma décima, enquanto Robert Huff efetuava o terceiro registo, a mais de cinco décimas do português da Honda.

A marca japonesa teve outra razão para sorrir nesta Q2, já que Ryo Michigami realizou o 10º tempo, e com isso ganhou o direito de largar da ‘pole-postion’ para a primeira corrida de domingo, tendo a seu lado Néstor Girolami, o argentino da Volvo que participou com o seu S60 já com nova frente depois contactos com os rails no Q1.

Na derradeira e decisiva qualificação, Norbert Michelisz foi mais forte que toda a concorrência, garantindo a ‘pole-position’ com uma volta em 1m55,846s, e com isso os cinco pontos para o campeonato correspondentes. Já Tiago Monteiro viu um dos amortecedores ceder, verter óleo para uma roda, quase o fazendo perder o controlo do Honda nº 18. O tempo perdido ‘atirou-o’ para o quarto lugar da grelha para o confronto principal de domingo.

Com isto Robert Huff ganhava o direito a partir de segundo, ao lado de Michelisz, e Thed Björk era o melhor dos pilotos dos Volvo, para arrancar de terceiro, dividindo a segunda linha com Tiago Monteiro.

De referir que no MAC3 – competição destinada à competição de construtores – a Volvo bateu (uma vez mais) a Honda, já que nenhum dos pilotos da marca sueca cometeu qualquer deslize, face à ainda pouca experiência de Ryo Michigami no campo da marca japonesa.

Fotos: Ricardo Cachadinha

Resultado da qualificação

1º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC) 1m55,846s
2º Rob Huff (Citrën C-Elysée) 1m56,530s
3º Thed Björk (Volvo S60 WTCC) 1m56,919s
4º Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC) 1m58,940s
5º Nicky Catsburg (Volvo S60 WTCC)
6º Tom Chilton (Citroën C-Elysée WTCC)
7º Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée
8º Esteban Guerrieri (Chevrolet RML Cruze)
9º Nestor Girolami (Volvo S60 WTCC)
10º Ryo Michigami (Honda Civic WTCC)

Em destaque

Subir