Motores

Tiago Monteiro: “Pista de Vila Real está diferente mas nova chicane é muito estreita”

TiagoCircuitoVilaReal

Tiago Monteiro considera que o circuito de Vila Real ficou ligeiramente mais rápido muito embora uma das chicanes modificadas seja mais lenta, porque mais estreita.

Relativamente ao equilíbrio de forças frente a Citroën e Lada, o piloto português refere que a marca francesa está em vantagem, a russa vai-se debater e que para Honda o que interessa é partir na frente para as corridas de domingo.

“Aqui é muito difícil de ultrapassar, por isso a qualificação ganha uma relevância ainda maior. Nós estamos a 20 kg dos Citroën, por isso para termos algumas hipóteses temos de partir na frente deles. É que ainda que sejamos mais lentos do que eles estamos em vantagem se sairmos à frente”, começa por referir Tiago.

Quanto às modificações operadas no traçado transmontano o piloto da Honda considera que está de facto diferente: “Não são muitas modificações mas nota-se que está ligeiramente mais rápido. Já as chicanes são outra história nomeadamente a da parte alta do circuito. Quis fazer-se daquele um ponto de ultrapassagem mas ali não há espaço para o fazer. É mais lenta porque é mais estreita”.

TiagoCircuitoVilaReal1

Uma das novidades no WTCC este ano é a competição de construtores MAC 3 – uma espécie contra-relógio com três carros do mesmo construtor em pista – que Tiago Monteiro considera muito interessante: “No princípio estranha-se, uma coisa destas, mas depois começamos a gostar e penso que para o público se trata de uma novidade muito engraçada. Nós pilotos também gostamos”.

“Mas é um exercício difícil de gerir para nós. O tempo começa a contar desde que o primeiro carro arranca e depois o cronómetro só pára quando o último cruza a meta. Normalmente quando é a Honda eu vou no meio, porque sou melhor a gerir isso”, acrescenta o piloto português.

Em destaque

Subir