Motores

Tiago Monteiro bisa pódio em Vila Real e reconquista liderança do WTCC

Tiago Monteiro reverteu uma situação difícil criada pelo problema que teve na qualificação para subir ao pódio nas duas corridas do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) em Vila Real. Na primeira corrida largou de sétimo e conseguiu chegar a segundo, para na segunda lograr o terceiro posto.

Face ao que sucedeu no sábado, seria difícil ao piloto português da Honda pensar na vitória no traçado transmontano. Tiago deu o seu melhor e no fim terminou com o regresso ao comando do campeonato.

A ‘joker lap’ era a grande dúvida que pairava nas mentes dos pilotos do WTCC, mas foi precisamente essa novidade que ajudou Tiago Monteiro a chegar à segunda posição na primeira corrida de domingo. Isso a par com um bom arranque, que o elevou de sétimo a quinto no começo da prova.

O ‘timming’ em que o piloto português da Honda fez a sua ‘joker lap’ colocou no segundo posto, que manteria até final, ainda que sendo incapaz de alcançar Mehdi Bennani, o vencedor da corrida.

Para o segundo confronto a tarefa de Tiago Monteiro parecia mais fácil mas não foi. Embora largando do quarto lugar – que passou a terceiro quando Rob Huff ficou quase parado na partida – o piloto do Porto teve muita dificuldade em fazer a diferença para o duo da frente, Norbert Michelisz, que apesar de efetuarem a ‘joker lap’ depois do português nada perderam para Tiago, que assim se teve de contentar com a terceira posição final.

Já para o outro piloto português presente, Manuel Pedro Fernandes, as duas corridas foram quase um ‘suplício’. Na primeira terminou no 14º posto apesar de bater nos rails na rotunda de Mateus, enquanto na segunda a falta de performance do Lada Vesta o atirou para a cauda do pelotão.

Fotos: Ricardo Cachadinha

 

Classificação
Corrida 1
1º Mehdi Bennani (Citroën) 11 voltas
2º Tiago Monteiro (Honda) + 0,799s
3º Thed Björk (Volvo) + 1,632s
4º Tom Chilton (Chevrolet) + 2,447s
5º Nicky Catsburg (Volvo) + 4,459s

Corrida 2
1º Norbert Michelisz (Honda) 13 voltas
2º Thed Björk (Volvo) + 0,480s
3º Tiago Monteiro (Honda) + 2,200s
4º Nicky Catsburg (Volvo) + 4,457s
5º Rob Huff (Citroën) + 4,587s

Em destaque

Subir