Motores

Thierry Neuville lidera na Austrália

Thierry Neuville lidera o Rali da Austrália depois de uma segunda etapa marcada pelo abandono de Andreas Mikkelsen, o grande dominador do primeiro dia de prova. O belga da Hyundai conseguiu manter-se à margem dos problemas sofridos pelos seus adversários, nomeadamente o seu companheiro de equipa norueguês.

Neuville venceu as cinco primeiras especiais de sábado, incluindo a famosa Nambucca, uma das maiores classificativas do Campeonato do Mundo de Ralis.

Embora tenha partido para este segundo dia com uma vantagem de mais de 20 segundos, Mikkelsen sofreu dois furos que lhe arruinaram a prova, já que a bordo do seu Hyundai i20 Coupé WRC levava apenas um pneu suplente. Mas o norueguês não seria o único piloto que estava a discutir as posições cimeiras a ter azar, já que Kris Meeke embateu contra uma ponte na classificativa de Welsh Creek e partiu a suspensão do seu Citroën C3 WRC.

Jari-Matti Latvala viu-se assim promovido a principal adversário de Thierry Neuville, aproximando-se do belga depois de se impor na segunda especial da manhã, mas não conseguiu manter o ritmo no resto do dia, acabando a tirada a 20 segundos do piloto da Hyundai, sendo que parte desse tempo foi perdido nas duas passagens pela super especial de Coffs Harbour com que terminou o dia.

Depois de um primeiro dia complicado, Ott Tanak recuperou algum terreno e conseguiu guindar-se à terceira posição, mas a sua desvantagem para a frente do rali é superior a 40 segundos, nada comparado com o atraso de Craig Breen, agora o melhor colocado da Citroën. O irlandês tem que se preocupar no último dia com Hayden Paddon, ainda que o neozelandês da Hyundai esteja a 20 segundos de distância, completando o lote dos cinco primeiros.

Progredindo duas posições na classificação, graças aos abandonos de Mikkelsen e Meeke, Sebastien Ogier não conseguiu acompanhar o andamento dos homens da frente, sobretudo depois de falhar um cruzamento na fase matinal da etapa, acabando por danificar a frente do seu Ford Fiesta RS WRC.

Classificação após a 16ª PE

1º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 2h05m11,6s
2º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 20,1s
3º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 40,6s
4º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 1m05,2s
5º Hayden Paddon/Sebastian Marshall (Hyundai) + 1m21,1s
6º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 1m48,2s
7º Stephane Lefevbre/Gabin Moreau (Citroën) + 3m00,2s
8º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 3m25,3s
9º Esapekka Lappi/Jonas Ferm (Toyota) + 4m20,3s
10º Nathan Quinn/Ben Searcy (Mitsubishi) + 17m35,2s

Em destaque

Subir