Motores

Thierry Neuville aguenta na frente na Polónia

Um intenso duelo com Ott Tanak fez Thierry Neuville dar o tudo por tudo na segunda etapa do Rali da Polónia. E se na véspera a diferença entre o belga da Hyundai e o estónio da M-Sport era pouco superior a um segundo, no final deste sábado cifrava-se em pouco mais de três.

Mas a emoção do ‘ora lideras tu, ora lidero eu’ foi uma constante ao longo da tirada, pois Tanak nunca deu tréguas a Neuville.

O belga não teve tudo a seu contente, já que um furo na especial de Pozezdrze o fez perder o comando para o seu principal adversário. Mas se isso deixava Ott Tanak na frente do rali com mais de 14 segundos o estónio chegava ao fim da classificativa sem a ‘asa’ traseira do seu Ford Fiesta WRC.

Dada a importância da aerodinâmica nos carros de 2017, a falta daquele apêndice acabou por afetar o desempenho de Tanak no resto da etapa, beneficiando Neuville, que nas duas classificativas seguintes conseguiria recuperar o comando e partir para o curto último dia com 3,1s de vantagem.

A mesma especial de Pozezdrze seria responsável por outros dramas, como foi a paragem de Jari-Matti Latvala em pleno troço, com problemas no Toyota Yaris WRC. O que de imediato permitiu a Hayden Paddon subir para o terceiro posto.

O neozelandês da Hyundai dividiu triunfos nas especiais da tarde com Neuville, e parte para a derradeira etapa a 22s de uma possível dobradinha da Hyundai, já que essa é a diferença que o separa de Ott Tanak.
Esperava-se que Sébastien Ogier pudesse desferir um ataque às posições do pódio uma vez que não tinha de ‘limpar’ a estrada, mas vários pequenos problemas afetaram o seu Ford Fiesta WRC, deixando-o num distante quarto posto.

Dani Sordo teve um dia tranquilo, ainda que pequenos erros o tenham deixando mais longe de Ogier na quinta posição, enquanto uma prova muito consistente permitiram a Teemu Suninen concluir a etapa na sexta posição, à frente do melhor representante da Citroën, Sébastien Lefebvre.

Classificação após 16ª PE

1º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 2h10m26,3s
2º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 3,1s
3º Hayden Paddon/Scott Marshall (Hyundai) + 25,5s
4º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 1m32,0s
5º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 1m43,8s
6º Teemu Suninen/Marko Markkyla (Ford) + 2m06,2s
7º Sébastien Lefebvre/Gabin Moreau (Citroën) + 2m20,3s
8º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 2m45,8s
9º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 3m23,1s
10º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Citroën) + 3m34,6s

Em destaque

Subir