Cultura

Theodor Kittelsen lembrado pela Google no dia do 160.º aniversário

A Google assinala, nesta quinta-feira, o 160.º aniversário de Theodor Kittelsen, um norueguês que amava a pintura e a natureza, que juntou estas duas paixões na arte e que se tornou num dos mais reputados artistas da Noruega.

Um amante da natureza com afinidade com os contos de fadas, Theodor Severin Kittelsen é um dos artistas mais reconhecidos da Noruega.

Theodor Kittelsen nasceu na cidade de Kragerø, no dia 27 de abril de 1857 – completam-se hoje 160 anos.

Começou por ser um aprendiz na relojoaria, aos 11 anos, mas depressa se encaminhou para outra arte. Aos 17 anos, o jovem Theodor já estudava pintura, primeiro na cidade de Christiania (agora Oslo), depois em Munique e Paris.

Viria a regressar à sua terra natal, onde criou um estúdio, perto de Prestfoss. A natureza mais do que o inspirou. Theodor Kittelsen apaixonou-se pelas paisagens do seu país, pelo frondoso Monte Andersnatten, com vista para delicado Lago Soneren.

Aquelas vistas privilegiadas foram transportadas para a tela, num estilo neorromântico ou naif.

Theodor Kittelsen também criou ilustrações e desenhou animais, conquistando o epíteto ‘Pai de Todos os Trolls’.

Em 1908, Kittelsen foi nomeado Cavaleiro pela Real Ordem Norueguesa de Santo Olavo, a mais alta ordem de cavalaria da Noruega, estabelecida por Óscar I, a 21 de agosto de 1847.

Kittelsen virfia a morrer a 21 de janeiro de 1914,em Jeløya, uma das maiores ilhas no Fiorde de Oslo.

Hoje, no dia em que se assinala o 160.º aniversário do seu nascimento, é recordado pela Google, com um tradicional doodle dedicado aos grandes nomes da história da Humanidade.

Em destaque

Subir