Mundo

Tess, a mulher negra que desafiou centenas de neonazis (com vídeo)

Esta mulher negra mostrou coragem, perante um grupo de cerca de 300 neonazis, que se manifestavam em Borlänge, na Suécia. De punho cerrado, Tess Asplund, de ascendência africana, lutou pela igualdade e desafiou os ideais de extrema-direita. Veja o vídeo.

A manifestação do Movimento da Resistência Nórdica, em Borlänge, ganhou mediatismo mundial, graças à ação de uma mulher de ascendência africana, que desafiou os cerca de 300 neonazis que percorriam as ruas daquela cidade sueca.

Com um punho cerrado e a mão levantada, Tess Asplund, de 42 anos, demonstrou coragem e força. Ela estava em minoria, perante um grupo de pessoas que transportam ódio.

A por isso a imagem de Tess Asplund a confrontar as pessoas que a odeiam tornou-se viral e deu visibilidade àquela ação de rua, que decorreu no passado domingo.

Em declarações ao The Guardian, a mulher revelou que agiu por “impulso”, mas que foi movida por um sentimento.

“Eu senti-me zangada com aquela manifestação. Tive de sair para a rua. E pensava que eles não podem marchar aqui. Nenhum nazi vai marchar aqui!”, afirmou, revoltada.

A dimensão mediática que aquele punho cheio de força conquistou provoca agora algum receio a Tess – surpreendente, porque perante os neonazis não teve medo. Um sentimento contraditório que a própria explica.

“Só quero paz. E eles são loucos”, afirma a mulher, temendo represárias por parte dos membros da extrema-direita.

Na Suécia, o racismo ganha força. Mas há esperança de que o país se torne mais tolerante. E Tess deu um contributo para o combate a estes focos neonazis que se propagam.

Veja o vídeo que catapultou Tess Asplund para uma luta contra extremismo, de uma maioria que não esteve representada naquelas ruas.

Em destaque

Subir