TV

Terror em Paris: Bombas, tiroteios e sequestros

As primeiras contagens apontam já para mais de 60 mortos. Esta noite, em Paris, várias células terroristas orquestraram um atentado em larga escala.

Com o aproximar da meia-noite, uma hashtag começou a tornar-se viral, sobretudo no Twitter: #PorteOuverte. É o sinal de uma ‘porta aberta’ para quem estiver nas ruas de Paris e não souber para onde fugir.

É difícil ter a confirmação oficial, face à rapidez com que tudo ocorreu e com que as autoridades tentam responder aos incidentes, mas os relatos apontam para que tudo tenha começado com um tiroteio num restaurante, que provocou vários mortos.

Junto ao Estádio da França, onde a seleção gaulesa jogava com a Alemanha, um homem ter-se-á feito explodir, com o público no estádio a ouvir o barulho da detonação (vídeo). Quatro pessoas terão morrido. Finda a partida, centenas recusaram-se a sair do recinto, invadindo o relvado em busca de uma sensação de maior segurança.

Praticamente ao mesmo tempo, um grupo entrava numa famosa sala de espetáculos, o Bataclan, fazendo cerca de 60 reféns entre os espetadores.

Miguel Martins, da Rádio França Internacional, acaba de relatar à RTP 3 que ainda se ouvem tiros nos arredores do Bataclan.

O Governo reuniu com urgência e decretou o estado de emergência válido para todo o país.

“Podem ser feitas buscas em todo o território. Vamos fechar as fronteiras para ter segurança de que ninguém irá entrar para cometer qualquer ato contra a França. E também para aqueles que cometeram esses atos possam ser presos caso tentem fugir”, garantiu o Presidente francês, François Hollande.

Vários países, como Portugal, já repudiaram os atentados e manifestaram solidariedade para com o povo francês.

Não há relatos de portugueses entre as vítimas. Quem tiver familiares em Paris e não conseguir entrar em contacto com eles pode tentar através dos serviços da embaixada: (0033) 0147273529 ou na morada 3, rue de Noisiel, em Paris.

Os atentados, pela organização e forma como estão a ser cometidos, estão a ser atribuídos ao Estado Islâmico (ISIS, na sigla internacional).

Vários apoiantes do ISIS estão a celebrar nas redes sociais com uma hashtag em arábico a significar ‘Paris em chamas’, adianta o Vocativ.

Segundo a edição online de vários jornais, a Câmara de Paris acaba de apelar aos moradores para ficarem em casa, quer por motivos de segurança, quer para facilitar o trabalho das equipas de segurança e de socorro.

A SIC Notícias avança informações de que foi colocada uma escada para uma janela do Bataclan, mas não é certo se para permitir a entrada das tropas especiais ou se para tentar facilitar a fuga de reféns.

Em Berlim, milhares de pessoas estão a sair à rua numa manifestação espontânea a gritar “A Alemanha está com a França”.

https://www.youtube.com/watch?v=cfcNJgI60d0

 

Atualizado à meia-noite.

Em destaque

Subir