Cultura

Terminal de cruzeiros de Leixões é eleito ‘Edifício do Ano 2017’ pela Archdaily

O edifício público da autoria de Luís Pedro Silva venceu um dos mais prestigiados prémios internacionais da ‘ArchDaily’, o site de arquitetura mais visitado do mundo.

O Terminal de Cruzeiros de Leixões foi eleito o ‘Edifício do Ano 2017’ pela ‘ArchDaily’. Foram três mil edifícios por todo o mundo a votação, em 16 categorias. O edifício português foi o grande vencedor na categoria de melhor edifício público entre os melhores projetos arquitetónicos a nível mundial.

“É com um enorme orgulho que recebemos a notícia da eleição do Terminal de Cruzeiros como ‘Edifício do Ano’ entre inúmeros projetos de renome internacionais. Esta distinção contribui, sem dúvida, para a projeção do Porto de Leixões e, consequentemente, da Área Metropolitana do Porto a nível mundial”, afirma Emílio Brògueira Dias, presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

No entanto, este não é o único prémio do edifício. É detentor do título de ‘Melhor Porto do Ano’, pela Seatrade Awards 2015, foi distinguido pela AZAwards, uma prestigiada competição canadiana que todos os anos elege o que de melhor se faz no mundo da arquitetura e design contemporâneo, como também o título de ‘Melhor Projeto Público’ pelos prémios da Revista Construir.

Já na categoria “Casas”, o prémio vem para mais um edifício português: a Casa Cabo da Vila, representada na imagem abaixo, da autoria do ateliê de arquitetura Spaceworkers, em Bitarães, distrito do Porto, que vence pela segunda vez este prémio, depois de em 2015, ter sido eleito para os prémios ‘Edifício do Ano’ da ‘Archdaily’.

Em destaque

Subir