Nas Redes

Tensão na RTP entre diretor e trabalhadores

Paira um clima de tensão na RTP entre a comissão de trabalhadores (CT) e alguns diretores da estação pública. Em causa está um pedido que a CT fez para que o diretor de programas, Daniel Deusdado, seja demitido. “A CT pôs o dedo na ferida, e a gestão sem controlo, sem rumo e em desespero, respondeu. Mas ainda alguém manda na RTP?”

“Um dos problemas do atual momento da RTP é que a mesma foi tomada, em setores importantes da gestão, por pessoas habituadas a vender coisas à RTP”, explica o CT em comunicado, dizendo mesmo que “o resultado foi o caos que se vive internamente”.

A CT não dá nome aos protagonistas e acusa Daniel Deusdado.

“Daniel Deusdado toma para si responsabilidades que a CT entende estenderem-se ao administrador Nuno Artur Silva que, por uma questão de hierarquia, merecerem ser apontadas ao cargo com maior capacidade de decisão”, referindo ainda no comunicado que “quem decide sobre os conteúdos na RTP chama-se Nuno Artur Silva e toda a gente sabe disso.”

A CT é particularmente arrasadora para com Daniel Deusdado.

“Daniel Deusdado não terá lido o Código de Ética e Conduta da RTP, ou, tendo lido, não o compreendeu, ou, tendo compreendido, não entende que esse código – em particular no capítulo que regula o conceito de “conflito de interesses” – se estenda a todo o universo da RTP, e que ele não está isento”, pode ler-se no comunicado da CT, que acrescenta ainda…

“Daniel Deusdado pura e simplesmente não faz a mínima ideia do que é um conflito de interesses empresarial, achando que é o mesmo que uma acusação de corrupção. Esperava-se, no mínimo, que um director da RTP conhecesse conceitos simples, antes de escrever sobre eles.”

A comissão de trabalhadores refere ainda que “a RTP está sem qualquer rumo ou liderança que se veja.”

A finalizar, a CT diz que Daniel Deusdado “não tem condições algumas para continuar diretor de programas de uma Instituição como a RTP”.

“Adeus senhor diretor”, finalizam.

Daniel Deusdado, que desde 2015 está no cargo de diretor de programas da estação pública, prefere não reagir ao pedido de demissão feito pela CT.

“Não tenho qualquer reação à posição da Comissão de Trabalhadores, nem tenho de ter”, referiu Daniel Deusdado em declarações à N-TV.

Vários rostos conhecidos da estação pública já vieram a público comentar esta situação.

Jornalistas fazem-se ouvir nas redes sociais

Um desses casos é Carlos Daniel – jornalista da estação público e um dos apresentadores do telejornal – que saiu em defesa de Daniel Deusdado.

“Que nunca vou lidar bem com a injustiça nem com a cobardia de ficar calado perante ela: o Daniel Deusdado, hoje Diretor de Programas da RTP, como antes jornalista de imenso mérito e empresário ousado e criativo, é das pessoas mais íntegras que conheci na profissão e na vida”, escreveu o jornalista na sua conta de Facebook sobre esta polémica.

Sandra Sá Couto vê toda esta situação se estando a “chafurdar na lama”.

“Chega a esta altura e começa tudo a chafurdar na lama. Lamentável!”, escreveu.

Já a jornalista Teresa Nicolau diz que a “caça às bruxas neste tom é inacreditável”.

Ricardo Alexandre, também jornalista na estação pública e colega de turma de Daniel Deusdado, vê o diretor de programas da RTP como alguém com “integridade”.

“Sempre solidário para com aqueles que trabalhavam com ele.”

Este caso tem dado que falar nos últimos tempos, isto numa altura em que o Conselho Geral Independente (entidade que faz a supervisão e fiscalização interna na RTP) irá nomear uma nova administração.

Em destaque

Subir