Mundo

Tempestade Tembin provoca 182 mortos nas Filipinas (com vídeo)

O número de vítimas mortais da tempestade tropical Tembin, no sul das Filipinas, aumentou para 182, contra o anterior número de 133, adiantou este sábado a polícia oficial, citada pela agência AFP.

Com rajadas de ventos até aos 125 quilómetros por hora, a tempestade tropical Tembin causou inundações e deslizamentos de terras que devastaram uma aldeia.

Anterior a este novo balanço, as autoridades indicavam 133 vítim,as incluindo 36 vítimas cujos corpos foram recuperados das águas do rio Salog, na ilha de Mindanao, e que, segundo a polícia, serão provenientes da localidade de Salvador.

As Filipnas são anualmente afetadas por cerca de 20 tufões e tempestades, mas a região de Mindanao, a grande ilha do sul com cerca de 20 milhões de habitantes, normalmente é poupada por estes fenómenos.

A tempestade tropical Tembin obrigou a que mais de 12 mil habitantes tivessem de abandonar as suas casas.

Além das vítimas em vários pontos da ilha, a lama e as rochas arrastadas pelas inundações soterraram também quarenta casas na aldeia de Piagapo, o que terá morto pelo menos dez pessoas.

A tempestade provocou também cortes de eletricidade de comunicações, o que dificulta a tarefa de estabelecer o número de vítimas.

A Tembin surgiu menos de uma semana após a passagem da tempestade tropical Kai-Tak, que devastou o centro das Filipnas, provocando 54 mortos e 24 desaparecidos.

Veja.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=GBDGBY2522D2

Em destaque

Subir