Nas Notícias

Temer diz que governador “ficou mais bonito” após o cancro

O governador Luiz Fernando Pezão, do PMDB, fez a sua primeira aparição em público, depois de anunciar a remissão do cancro. O presidente em exercício, Michel Temer, disse que o seu colega de partido “está mais mais bonito” e que o cancro “acabou sendo uma coisa útil para o Pezão”.

O Brasil agitou-se com uma declaração de Michel Temer, do PMDB, feita aquando da inauguração de uma nova linha de metro, entre Ipanema e Barra. Em causa, a primeira aparição pública de Luiz Fernando Pezão, após a remissão do cancro.

“Pezão está até mais bonito, [o cancro] acabou sendo uma coisa útil para o Pezão”, afirmou o presidente, criando ondas de choque, com adversários e membros do próprio partido a considerarem a gaffe como infeliz.

Luiz Fernando Pezão ultrapassou um linfoma Não-Hodgkin, diagnosticado em março. E na passada sexta-feira anunciou que estava em remissão.

“Vivi um dos piores momentos que uma pessoa pode viver. O cancro é uma doença muito forte. Mas faz-nos refletir, ver o mundo de outra maneira. Nestes momentos em que fiquei do quarto para a sala refleti muito”, revelou o governador.

Michel Temer não terá medido as palavras, num dia em que foi recebido com aplausos, quando chegou à estação, mas também com protestos, gritos repetidos de “fora Temer”, oriundos da ala do Brasil que defende Dilma e Lula.

“Há males que vêm por bem, Pezão. Confesso que você está até mais bonito agora”, disse Michel Temer. Mas não foi tudo. Voltado para a plateia afirmou: “O cancro acabou sendo uma coisa útil para o Pezão”.

Segundo a imprensa brasileira, que cita o oncologista Daniel Tabak, o governador reagiu “muito bem ao tratamento do linfoma e os dois últimos ciclos de quimioterapia foram dispensados”.

O regresso ao trabalho de Pezão vai ser feito de forma gradual. “É como qualquer atleta que precisa se recuperar de uma contusão. A situação é semelhante” afirmou o especialista, citado pelo Estadão.

Apesar de tudo, o oncologista assinala que o estado de remissão não é sinónimo de cura. Nos próximos cinco anos, Luiz Fernando Pezão vai ser acompanhado, para verificar se o linfoma não reaparece.

“Estive com ele nesta sexta-feira e conversámos sobre as perspetivas dos próximos meses. Dei algumas recomendações e ele mostrou um estado muito positivo. Está excelente, muito animado”, referiu também Daniel Tabak.

Em destaque

Subir