Cultura

Telefone de Hitler vendido em leilão por milhares de dólares

A “arma mais destrutiva” da história foi hoje vendida por 243 mil dólares, cerca de 239 mil euros, segundo avançou a Alexander Historical Auctions, responsável pelo leilão. Estamos a falar do telefone vermelho de Adolf Hitler.

O telefone foi descoberto no ‘bunker’ de Hitler após o fim da II Guerra Mundial, tem o nome Adolf Hitler e uma cruz suástica com uma águia, o símbolo da Alemanha nazi.

O preço base estava nos 100 mil dólares e o preço de venda foi estimado pela empresa responsável pelo leilão, entre os 200 mil e os 300 mil dólares. O comprador deste icónico telefone preferiu manter a sua identidade anónima.

O leilão realizou-se em Maryland, na costa leste dos Estados Unidos, tendo sido apresentados cerca de mil objetos.

O valor deste telefone deve-se à sua “raridade e o aspeto único” do objeto, segundo disse Andreas Kornfeld, da casa de leilões Alexander Historical Auctions, à agência Associated France Press.

Hitler terá dado a maior parte das suas ordens nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial através deste telefone, que foi-lhe fornecido pela Wehrmacht, o exército do Terceiro Reich.

Ralph Rayner foi quem recuperou o telefone após a rendição dos nazis em maio de 1945, que foi posteriormente conservado pelos seus filhos. Com mais de 70 anos de existência, a pintura vermelha do telefone da marca Siemens está em parte corroída, revelando a cor preta original do objeto.

Em destaque

Subir