Desporto

Tecnologia ‘olho de falcão’ testada no Inglaterra-Bélgica

olhodefalcao

A tecnologia Hawk-Eye (olho de falcão) vai ser testada pela segunda vez agora num jogo entre Inglaterra e a Bélgica. Num comunicado emitido hoje, a Fifa informou que o acesso aos resultados desta experiência não será para todos, muito menos para o árbitro durante o jogo. Depois deste teste, a decisão da sua utilização futura será a 2 de julho.

Será que à segunda é de vez? No próximo dia 2 de junho, a tecnologia da linha de golo será testada no estádio de Wembley, num jogo particular entre a seleção inglesa e a Bélgica, encontro de preparação para o Campeonato Europeu.

Este sistema já tinha sido testado uma vez, num encontro com menor importância, a 16 de maio a contar para a Taça Sénior Hampshire, onde mediram forças o Eastleigh FC e o AFC Totton, do sexto escalão do futebol inglês.

A decisão de voltar a experimentar o ‘olho de falcão’ foi tomada num congresso em Budapeste, onde foi também decidido que o acesso ao resultado desta experiência será restrito. Desde logo o árbitro não terá acesso a nenhum dado durante a partida. Apenas elementos do Conselho da Federação Internacional do Futebol (IFAB), da FIFA e da Associação Federal de Laboratórios Suíços para Materiais Científicos e Tecnológicos (EMPAS) vão poder analisar o resultado de tal teste.

A decisão de aprovar ou não esta tecnologia para futuro será tomada em assembleia extraordinária da FIFA a 2 de julho. Até lá ainda se vão realizar mais testes, quer em laboratório, quer em campo, mais concretamente em diferentes ambientes e em treinos.

Em destaque

Subir