Insólito

Tasca francesa recebe estrela Michelin por engano

Quando a dona de um pequeno estabelecimento em Bourges, a sul de Paris, recebeu uma chamada a dizer que o seu restaurante ia receber uma estrela Michelin, a sua reação foi desatar a rir. Isto porque o espaço que gere é pequeno, tem apenas 20 mesas e uma clientela habitual de trabalhadores locais. No entanto, tudo não passou de um engano. Na base desta confusão está o nome do estabelecimento. Ambos chamam-se ‘Le Bouche à Oreille’, a rua onde ficam é parecida, mas estão separados por 250 quilómetros.

“Ri-me em voz alta! Era impossível isto acontecer-me. Tenho um pequeno café para a classe trabalhadora, nada a ver com um restaurante gourmet”, disse Jacquet, dona do estabelecimento, em declarações ao ‘The New York Times’.

Quando foi contactada pelo Guia Michelin, esta mulher não queria acreditar que tinha recebido a tão prestigiada estrela. O restaurante que gere é um espaço modesto, com 20 mesas para almoço apenas e uma clientela habitual de trabalhadores locais.

Para além disto, o cozinheiro trabalha em regime de part-time, as mesas têm uma toalha de plástico e o menu de almoço – entradas, prato principal, rodízio de queijos ou sobremesa e um jarro de vinho – custa uns meros 12,50 euros.

O Guia Michelin divulgou o ranking deste ano no passado dia 9 de fevereiro, no qual surgia o ‘Bouche à Oreille’ de Bourges. Contudo, o prémio era destinado a um restaurante com o mesmo nome, em Boutervilliers, a sudoeste de Paris. Também o nome da rua é quase idêntico, tendo ajudado na confusão. O restaurante da Sra. Jacquet fica situado na ‘Route de la Chapelle’ e o restaurante com a estrela Michelin fica na ‘Rue de la Chapelle’.

Claire Dorland-Clauzel, uma porta-voz da Michelin, em declarações ao ‘The New York Times’ disse que “é claro que não gostamos de cometer erros. O mais importante para nós é que nenhum restaurante foi afetado negativamente”. E Claire não poderia estar mais correta. Depois deste pequeno incidente, o restaurante em Bourges está a ser muito requisitado e a dona diz que não tem espaço para tanta gente.

“Já me sinto sufocada! Tenho novos clientes que querem mesas de três, quatro pessoas, mas ao mesmo tempo tenho a minha clientela habitual. O problema é que eu não tenho uma área grande e há apenas quatro mãos”, disse Jacquet ao jornal ‘Le Parisien’.

O mesmo aconteceu no restaurante em Boutervilliers. “Um dos meus clientes ligou-me a perguntar se tinha aberto um segundo restaurante em Bourges”, contou Aymeric Dreux, o chef e coproprietário, ao ‘The New York Times’.

Este restaurante já tinha recebido uma estrela Michelin em 2015. “Não sabia do que é que ele estava a falar”, até que depois o Guia Michelin ligou-lhe a explicar o erro cometido.

Após toda a confusão, os dois donos falaram ao telefone e até brincaram com a situação. “Convidei a Sra. Jacquet e o seu chef para jantar no meu restaurante”, disse Aymeric Dreux.

 

 

Em destaque

Subir