PT Animal

Tartaruga voa no jato privativo dos Iron Maiden

Terri é uma tartaruga-comum que conseguiu o que poucos humanos conseguem: o direito a voar num jato privativo. Ainda por cima, não foi num avião qualquer: Terri foi desde a ilha de Jersey, no norte da França, até às Canárias a bordo do jato de Bruce Dickinson, dos Iron Maiden.

Falar em Bruce Dickinson é quase o mesmo que falar dos Iron Maiden, pois o vocalista da banda é também o principal compositor, sendo ainda conhecido como radialista, escritor e piloto.

Mas como é que uma tartaruga-comum, também conhecida por tartaruga-amarela, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-meio-pente ou tartaruga-mestiça, vai parar a bordo do jato privativo do ‘frontman’ dos Iron Maiden?

É preciso recuar até ao dia 10 deste mês, quando alguns britânicos que moram na pequena ilha de Jersey, a norte de França, foram surpreendidos pela presença de uma tartaruga que é presença habitual no temperado Mediterrâneo.

Terri foi parar ao Hospital Veterinário Nova Era, em Jersey, com uma infeção, lesões na carapaça e em estado de hipotermia.

Os veterinários não acreditavam na recuperação, mas o réptil “superou as expetativas” e começou a apresentar melhoras. Era preciso, contudo, fazer regressar Terri às águas mais quentes do Mediterrâneo.

Só que, por motivos de saúde, o animal teria de ser transportado num jato privativo. À altitude de um voo comercial, a pressão do ar seria suficiente para fazer explodir a carapaça da tartaruga, como explicou o veterinário Peter Haworth.

A história comoveu as redes sociais britânicas, tendo surgido uma campanha de crowdfunding para financiar a viagem. Mas tudo ficou facilitado quando o caso chegou a Bruce Dickinson.

O líder dos Iron Maiden é também empresário e colocou um jato da Aeris Aviation à disposição do hospital veterinário.

O mesmo avião que já transportou famosos como os futebolistas John Terry e Ashley Cole partiu hoje para as ilhas Canárias com Terri a bordo, numa viagem paga com os quase 10 mil euros angariados no crowfunding.

tartaruga em jato privado

Em destaque

Subir