Nas Notícias

Tancos “não está na agenda da NATO”, garante o ministro

O “contentamento” da NATO pela recuperação do material de guerra roubado de Tancos é um ‘pormenor’, garanti o ministro da Defesa. “Não é com certeza um tópico que esteja na agenda”, afirmou Azeredo Lopes.

Em conversa com os jornalistas, à margem da reunião de ministros da Defesa da NATO que decorre até amanhã em Bruxelas, o governante português revelou que Jens Stoltenberg, o secretário-geral da NATO, manifestou o “contentamento” pela recuperação do material de guerra furtado dos paióis do Exército português.

“Por estranho que possa parecer”, acrescentou logo o ministro, “ao contrário do impacto mediático que a questão tem em Portugal, não é com certeza um tópico que esteja na agenda principal ou até secundária da organização ou dos seus membros”.

Para sublinhar que “as instituições funcionaram e que foi restabelecida a segurança” nas instalações militares, tal como foram evitadas “as consequências que pudessem resultar desse furto”, Azeredo Lopes insistiu em revelar a conversa com Jens Stoltenberg.

“De facto, e isso é sempre agradável verificar, ainda há pouco, no fim da reunião, o secretário-geral veio falar comigo e especificamente dizer do contentamento dele por algo que não é muito comum, que é justamente, perante um roubo ou um furto grave de material militar, ter sido possível recuperá-lo”, afirmou o ministro da Defesa.

Em destaque

Subir