Apresentações/Novidades

Suspensa a comercialização de Volkswagen na Coreia do Sul

CoreiaSuspendeVW1

Mais um capítulo no caso da falsificação dos valores de emissões na Volkswagen. Agora são as autoridades da Coreia do Sul a decretarem a suspensão da importação de veículos do construtor alemão para aquele país asiático.

Uma suspensão que é extensível a todas as marcas do grupo, nomeadamente a Audi e a Bentley, e que implica uma multa de 14 milhões de euros, já que uma investigação detetou a não conformidade das emissões anunciadas com as verificadas efetivamente em 83 mil veículos.

O ministério do ambiente sul-coreano detetou as infrações em 80 modelos do Grupo Volkswagen, e para além da falsificação dos valores de emissões detetou também valores falsos nos níveis de ruído anunciados pelo construtor germânico.

Segundo as leis da Coreia do Sul a falsificação de documentos é uma violação grave que afeta os processos de homologação no país, e para já essa infração vale à marca de Volfsburgo uma multa avaliada em 14,3 milhões de euros (17,8 milhões de wons, a moeda do país).

De qualquer forma a Volkswagen já tinha anunciado a suspensão temporária dos seus veículos para aquele país do extremo oriente, justificando a decisão por “irregularidades no processo de homologação desses modelos” e também com discussões sobre os dados de peso ou tipo de motores.

As autoridades sul-coreanas ordenaram entretanto a recolha de três modelos, que para além da falsificações das emissões e de ruído apresentavam peças defeituosas, prometendo que o levantamento da suspensão só ocorrerá quando, num exame mais aprofundado, se constatar que o problema foi resolvido, mesmo que isso implica uma visita à sede da marca na Alemanha.

Em destaque

Subir