Nas Notícias

Surto de sarampo: Sobem para 53 os casos confirmados

Há uma nova atualização do surto de sarampo, depois das análises laboratoriais comprovarem os novos casos. Dos 145 reportados, 53 estão confirmados oficialmente, adiantou a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Citando os novos resultados apresentados pelos laboratórios do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a autoridade de saúde comprovou a existência de 53 casos de sarampo, todos em adultos.

A maioria dos 145 casos reportados tem ligação ao Hospital de Santo António, no Porto, adiantou ainda a DGS.

Desses 145 casos, 53 foram confirmados e 51 deram resultado negativo, com restantes 41 a aguardarem “resultado laboratorial”.

A atualização do boletim epidemiológico permite afastar de vez o rumor de haver um bebé, de 1 ano, infetado com sarampo, uma vez que a DGS precisou que todos os casos referem-se a “adultos”.

Dos 53 casos confirmados, cinco estão internados em hospitais, todos em “situação clínica estável”.

O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra.

Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes a quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea, dado o tempo de incubação da doença.

“Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal”, esclareceu a DGS.

O vírus pode afetar também quem está vacionado, embora com um quadro clínico “mais ligeiro e menos contagioso”.

Quem tiver suspeita de ter contraído o vírus deve evitar o hospital, para evitar o contágio a outras pessoas, recorrendo em alternativa à Linha Saúde 24 (número 808 24 24 24).

Em destaque

Subir