Nas Notícias

Surto de legionella está “controlado”, garante ministro da Saúde

O ministro da Saúde garante que o surto de legionella está “controlado”, no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa. Ainda assim, Adalberto Campos Fernandes diz que “alguma coisa correu mal” mas elogiou a resposta “rápida” das entidades de saúde.

“Tendo sido seguidas as melhores práticas, alguma coisa correu mal. A mim, o que me incumbe enquanto responsável político é perceber que – pela evidência dos relatos, pela primeira aproximação aos factos, o que foi dito e visto é que todos os procedimentos foram seguidos de acordo com as melhores práticas – ainda assim alguma coisa correu mal”, disse o ministro, em declarações aos jornalistas.

“Portanto, é muito simples. Todos terão de perceber que a nossa obsessão neste momento é perceber o porquê de, tendo sido cumpridos os procedimentos, [alguma coisa] ter corrido mal. E não descansaremos enquanto essa identificação daquilo que correu mal não seja conhecida”, acrescentou o governante, em conferência de imprensa.

Numa altura em que o número de doentes infetados com legionella é de 26, Adalberto Campos Fernandes revelou ainda que o Governo está a acompanhar “a evolução dos acontecimentos de hora a hora”.

“Queremos perceber o que aconteceu e ter condições para que nunca mais aconteça”, disse sobre o surto de legionella no São Francisco Xavier.

Marcelo Rebelo de Sousa, recorde-se (ver aqui), deslocou-se ontem ao hospital para se inteirar da situação.

Em destaque

Subir