Cultura

Surto de hepatite A: 40 casos novos aumentam total para 285

Nas últimas duas semanas, a Direção-geral da Saúde (DGS) notificou 40 novos casos de hepatite A. Desde o início do surto, em abril, o organismo identificou um total de 285 casos de hepatite A em Portugal.

Os números são conhecidos cerca de duas semanas após o último balanço da DGS, divulgado a 8 de maio.

Quase todos os infetados são homens (93 por cento), tendo o contágio ocorrido por via sexual em mais de metade dos casos (56 por cento).

A grande maioria dos casos concentra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 227 dos 285 casos notificados.

Por faixa etária, o grupo mais afetado é entre 18 e 50 anos, com um total de 225 casos.

A DGS lembra ainda que revogou, na semana passada, a norma que exigia aos viajantes que quisessem a vacina para submeterem um pedido à autoridade de saúde, bastando agora prescrição do médico.

Recorde-se que essa norma foi aplicada para evitar uma rotura do stock de vacinas, numa altura (abril) em que o surto da doença era mediático.

A vacina continua a ser gratuita para os grupos prioritários e, como a procura ficou abaixo das expetativas, a DGS constitui uma unidade móvel para facilitar a vacinação das populações de risco potencial.

A hepatite A é benigna, por regra, e apresenta uma letalidade inferior a 0,6 por cento, mas a gravidade da doença aumenta com a idade.

Em destaque

Subir