Mundo

Submarino nuclear dos EUA ruma à Coreia do Sul com “determinação”

Submarino nuclear dos EUAOs EUA responderam com “determinação” ao míssil testado pela Coreia do Norte com o envio de um submarino nuclear para a Coreia do Sul. A decisão foi tomada numa altura em que o Senado norte-americano aprovou sanções contra o regime de Pyongyang.

Após a Coreia do Norte ter lançado um míssil, no passado domingo, os EUA e a Coreia do Sul insistiram que o teste foi uma “flagrante” violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e prometeram responder com “determinação”.

De acordo com uma fonte militar da Coreia do Sul, citada pela agência Yonhap, os EUA procederam ontem ao envio de um submarino de propulsão nuclear para águas sul-coreanas.

Trata-se do USS North Carolina (SSN-777), um submarino de propulsão nuclear que atinge uma velocidade de cruzeiro de 46 quilómetros por hora.

Com mais de oito anos de serviço, o navio tem capacidade para transportar torpedos e mísseis de cruzeiro Tomahawk.

O envio do submarino nuclear foi decidido após uma reunião conjunta dos chefes de Estado Maior dos EUA, da Coreia do Sul e do Japão, no Havai, a primeira desde 2014.

Os generais Joseph Dunford (EUA) e Lee Sun-jin (Coreia, por videoconferência) e o almirante Katsutoshi Kawano (Japão) acordaram responder com “determinação” ao mais recente “desafio” de Coreia do Norte, o projéctil lançado no último domingo.

Nos EUA, o Senado aprovou um novo pacote de sanções contra o regime de Pyongyang, “mais duro” do que o aprovado no mês passado pela Câmara dos Representantes.

A proposta de lei do Senado tem agora de ser aprovada pela outra câmara parlamentar (a Câmara dos Representantes) antes de chegar a Barack Obama.

Em destaque

Subir