Economia

Subida do salário mínimo trava nos 580 euros

O Governo vai subir o salário mínimo nacional, mas não para os 600 euros, como chegou a prometer. Talvez “no final da legislatura”, admite o ministro do Trabalho. No próximo ano, o salário mínimo vai aumentar dos 557 euros em vigor para os 580 euros.

Este tem sido um dos poucos geradores de discórdia no seio da geringonça, com o PCP a exigir “a reposição dos rendimentos” com a subida imediata do salário mínimo para os 600 euros. Só que o PS negociou com o Bloco de Esquerda um aumento gradual, que no próximo ano fixará o montante em 580 euros.

“O Governo vai cumprir o que está no programa, que é apresentar à concertação social um valor para o salário mínimo para 2018, valor esse que se enquadra no objetivo de atingir no final da legislatura 600 euros“, tinha adiantado Vieira da Silva, ministro do Trabalho, no final de agosto.

A questão volta a ganhar relevância porque se aproxima a data para o Governo entregar à votação no Parlamento o Orçamento de Estado para 2018.

Contrariado no salário mínimo, o PCP irá forçar no valor da atualização das pensões, exigindo um valor a rondar os dez euros.

Aproveitando a onda, o Bloco de Esquerda vai procurar ‘oferecer’ um aumento semelhante no complemento de reforma.

Em destaque

Subir