Tecnologia

Streaming: SoundCloud compete com Spotify e Apple Music no ‘premium’

soundcloud

Ao lançar um serviço ‘premium’, o SoundCloud deixou um aviso. A empresa alemã quer competir cara a cara com os grandes ‘players’ do mercado do streaming pago, o Spotify e o Apple Music. Nos EUA, o serviço custa 9,99 dólares por mês.

Esta entrada do SoundCloud num mercado dominado pelo Spotify e, a alguma distância, pelo Apple Music foi em grande: o catálogo do serviço alemão consta com músicas disponibilizadas pelas maiores editoras, como a Sony, a Universal, a Warner e a UMG.

O catálogo é, logicamente, mais extenso do que no SoundCloud gratuito.

A principal vantagem do streaming pago é, tal como acontece nos rivais, a possibilidade de ouvir música sem ter de ‘aturar’ os anúncios e sem ter de estar ligado online.

Para já, este serviço ‘premium’ está apenas disponível nos EUA, desde anteontem. Tem um custo de 9,99 dólares (8,77 euros) por mês.

Os temos disponibilizados pelos criadores – o SoundCloud é, para muitos profissionais, como um ‘Youtube da música’ – estarão acessíveis no serviço pago… e no streaming gratuito.

Cerca de 12 milhões dos 175 milhões de utilizadores da empresa alemão estão, de alguma forma, ligados à indústria musical. Mas nem assim o SoundCloud tem gerado lucros, o que justifica esta entrada no mercado ‘premium’.

Em destaque

Subir