Apresentações/Novidades

Stinger é o novo ‘caça’ da KIA

Revelado no recente Salão de Detroit, o novo KIA Stinger é classificado pela marca coreana como o novo Grande Turismo quatro portas. Um automóvel que não perde a matriz mas que quer ser algo mais, apelando aos entusiastas da condução.

Este novo modelo não será propriamente um desportivo, mas quando o criou no seu Cobo Center a KIA pretendeu ter um carro de grandes performances.

Mais do que um super sedan? Bem, para já este Stinger sobressai por não ser aquilo a que a marca coreana nos habituou. E se é certo que mantém o design de grelha que caracteriza a atual gama da KIA, o seu perfil aproxima-o de algumas berlinas de segmentos superiores, acrescentando-lhe elementos que lhe conferem um visual mais agressivo, nomeadamente as entradas inferiores frontais e laterais à frente das portas dianteiras, as saídas posteriores ou as saídas de escape duplas.

As dimensões aproxima-o a alguns rivais de marcas ‘premium’. São quatro metros de comprimento por 1,87 de largura e uma distribuição de peso bastante simétrica entre os dois eixos, procurando otimizar a distribuição de massas e consequentemente o comportamento dinâmico.

Isto foi feito tendo em conta um motor que fosse colocado o mais baixo e mais para o centro do automóvel possível, melhorando o centro de gravidade, ainda que o Stinger assente na mesma plataforma do ‘irmão’ K900 e do ‘primo’ Hyundai Genesis.

Mas para este, digamos, ‘coupé’ de quatro portas, estão reservados três motores diferentes a serem comercializados nos mercados europeus. O primeiro é um 2.0 litros de quatro cilindros turbo com 255 cv de potência, o segundo é um 3.3 V6 biturbo com 370 cv e ainda um 2.2 turbodiesel com 200 cv. Todos eles terão tração traseira e caixa automática de oito velocidades.

Como alternativa haverá uma versão de tração integral, sendo provável que posteriormente a KIA também avance com motorizações elétrica e híbrida.

Em destaque

Subir