Mundo

Spotlight Initiative: UE e ONU criam iniciativa para combater violência contra mulheres

A Spotlight Initiative resulta da colaboração da Assembleia Geral das Nações Unidas, da União Europeia e das Nações Unidas. O fundo de 500 milhões de euros é destinado ao combate a todas as formas de violência contra mulheres e raparigas.

O evento de lançamento da iniciativa decorreu entre os dias 18 e 20 de setembro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e promete combater o situação atual de que uma em cada três mulheres será vítima de violência ao longo da sua vida.

“Esta é a dura, mas verdadeira realidade – uma em cada três mulheres será vítima de violência ao longo da sua vida. A violência contra as mulheres destrói vidas e causa um grande sofrimento a todas as gerações. Esta campanha é verdadeiramente histórica”, esclarece o Secretário-geral da ONU, António Guterres, citado pelo Sapo.

“Este fundo é um investimento pioneiro na igualdade de género e na capacitação das mulheres. Quando conseguirmos por a capacitação das mulheres na ribalta (spotlight), o futuro será mais luminoso”, acrescentou.

Está prevista a implementação de vários programas para eliminar as formas de violência contra mulheres e raparigas nos próximos anos, nomeadamente no reforço das molduras legislativas e penais, políticas e das instituições, de medidas preventivas e do acesso a serviços.

“Em primeiro lugar, temos de garantir a segurança das mulheres e raparigas para que possamos trabalhar na sua capacitação”, ressalvou Federica Mogherini, a Alta Representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia.

Em destaque

Subir