Tecnologia

Spotify pode estar a danificar o seu disco SSD. Cuidado!

spotify_streaming_videosFoi descoberta uma falha no Spotify que pode reduzir drasticamente a vida útil de um disco SSD. O Spotify já detetou a falha, mas muitos utilizadores terão perdido anos de vida útil do seu disco SSD.

Os discos SSD têm muitas vantagens em relação aos tradicionais HDDs, sendo o desempenho uma delas. No entanto, estes discos têm um ciclo de leitura/escrita muito mais reduzido que um HD tradicional, e é aqui que surge o problema do Spotify.

A maior plataforma de música em streaming estaria a gravar uma quantidade absurda de dados no seu disco SSD, de forma constante, chegando a gravar, num só dia, uns impressionantes 700GB de dados. Isto se o Spotify estivesse ligado todo o dia, claro.

Este problema só agora foi detetado, mas o mesmo já estaria assim há 5 meses. A aplicação escrevia/reescrevia uma quantidade exagerada de dados a cada 5 minutos, desgastando o seu disco SSD.

O Spotify já se pronunciou e lançou uma correção para este problema. Verifique no seu Spotify se está na versão 1.0.42., a versão que corrige o problema. Esta é a versão do Spotify que deve ter no seu computador, seja Ele Windows, Mac ou Linux/Ubuntu.

É provável que alguns discos tenham perdido anos de vida útil e convém que consulte o estado do mesmo. Para isso há várias soluções, com destaque para o SSD Life. Instale o programa e veja o estado do seu disco SSD.

Em destaque

Subir