Desporto

Sporting de Braga acusa Liga de mentir para favorecer os três grandes

O Sporting de Braga acusa a Liga de mentir, depois de saber que o jogo do domingo das autárquicas foi antecipado para uma hora em que ainda se vota. As outras três partidas, que envolvem os três grandes e o rival Vitória de Guimarães, arrancam depois de fechadas as urnas.

Lembrando que na quinta-feira anterior (28 de setembro) vão jogar para a Liga Europa, os gverreiros do Minho “repudiam” a decisão da Liga em antecipar o jogo com o Estoril para as 17h15 de 1 de outubro, dia (e hora) das eleições autárquicas.

“O SC Braga regista também que o seu jogo seja o único cujo horário colide com o período em que decorre o ato eleitoral”, acusa a SAD arsenalista, deixando uma crítica implícita de favorecimento aos três grandes, que jogam depois de fechadas as urnas.

No violento comunicado, o Sporting de Braga acusa a Liga de mentir publicamente, lembrando a justificação dada pelo organismo quando rebentou a polémica de haver jogos de futebol no dia das eleições autárquicas.

“A Liga Portugal, em nota emitida a 8 de setembro na qual explanou as razões da marcação de alguns jogos da jornada 8 para uma data eleitoral, referiu ser seu objetivo a defesa dos clubes nacionais a competir na UEFA e vincou, citamos, a ‘necessidade de acautelamento do intervalo regulamentar de descanso entre jogos de pelo menos 72 horas’. Ora, importa referir que o princípio enunciado só abrange, pelo intervalo horário entre jogos, os clubes que têm compromissos europeus agendados para quinta-feira”.

Assim, a SAD bracarense não entende “que os constrangimentos horários alegados para a marcação do jogo SC Braga x GD Estoril Praia para as 17h15 não pudessem ser resolvidos com a antecipação, em respeito com o regulamentarmente estipulado quanto a intervalos de tempo, de dois dos desafios que, sendo agendados para domingo, ’empurraram’ o SC Braga para um horário que não salvaguarda o princípio de justiça na defesa competitiva da representação nacional nas provas europeias”.

Das equipas que jogam no domingo, só o Vitória de Guimarães tem um compromisso europeu na quinta-feira anterior, com uma deslocação à Turquia para defrontar o Konyaspor. Os jogos de Sporting, FC Porto (que se enfrentam) e Benfica é que deveriam ter sido antecipados para sábado, no entender do Sporting de Braga.

Em destaque

Subir