Desporto

Sporting: 15 anos da Academia de Alcochete valem um Ronaldo e 150 milhões de euros

Há 15 anos, o Sporting inaugurava uma Academia de futebol. Nessa época de estreia, os leões foram buscar um ‘puto’ desconhecido a Alcochete, um tal de Cristiano Ronaldo. O miúdo foi vendido por 15 milhões de euros, os primeiros dos mais de 150 milhões que a formação já rendeu ao clube de Alvalade.

Cristiano Ronaldo, agora o melhor do mundo, foi nessa época de 2002/03 o primeiro dos 43 produtos da formação que vieram a representar a formação principal do Sporting. Nestes 15 anos de Alcochete, há sempre uma promessa a subir à equipa A dos leões em cada temporada desportiva. O recorde é de 2012/13, quando foram promovidos sete jovens.

A Academia de Alcochete ajudou o Sporting a lançar jogadores que agora dispensam apresentações a nível mundial, como João Moutinho (subiu à equipa A em 2004/05), Nani (05/06), Rui Patrício (06/07), Cédric  e William Carvalho (2010/11) e João Mário (11/12).

Muitas destes diamantes da formação foram lapidados e vendidos por valores que, à data da criação da Academia de Alcochete, seriam impensáveis. Já este ano, o central Rúben Semedo foi vendido por 14 milhões, apenas menos um do que o valor pago pelo Manchester United em 2003 para levar Cristiano Ronaldo.

Somando as dez transferências mais valiosas, a formação rendeu aos leões quase 150 milhões de euros, barreira que é ultrapassada com outros negócios mais discretos: no início da época que agora termina, o Estugarda pagou 1,65 milhões pelo empréstimo de Carlos Mané.

Um dos diamantes lapidados na Academia de Alcochete, Nani, regressou para uma visita sete anos depois de ter sido vendido por 25,5 milhões (em 2007), recorde batido no ano passado pelos 40 milhões que o Inter pagou por João Mário. Reveja esse momento:

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=O5SGKRU7KHUN

Em destaque

Subir