Apresentações/Novidades

SpaceTourer 4×4 Concept; Um Citroën para sonhar a aventura

A Citroën tem reservado para o próximo Salão de Genéve uma surpresa fora do comum. O ‘concept car’ de um comercial ligeiro ‘fora da caixa’; o SpaceTourer 4×4.

Trata-se de uma interpretação incluída na coleção ‘Ë’ da marca do ‘double chevron’ apresentada no último Mondial de Paris, composta por modelos ‘lifestyle’ e tecnologógicos.

As dimensões compactas deste Spacetourer ajudam à transformação que a Citroën lhe fez, que incluem características de todo-o-terreno, como equipamentos de proteção, ao mesmo tempo que lhe acrescenta elementos gráficos exteriores.

Para além do logotipo 4×4, situado sob os retrovisores laterais e no portão da bagageira, este SpaceTourer muito especial conta ainda com pneus equipados com correntes de neve e jantes de 19 polegadas em cromado escuro.

Mas este ‘concept’ não se fica por aí. O interior também denota uma certa exclusividade, sem esquecer o aspeto prático e o espírito aventureiro que presidiu à sua conceção.

Cores e materiais foram pensadas para agradar aos inconformistas. O azul o branco e o vermelho conjugam-se com outros padrões a bordo, como são as faixas de tecido ou as costuras dos bancos, concebidos com recurso a materiais macios.

O couro que reveste cada secção superior das costas do banco dá um toque de requinte, bem como a alcântara cinza dos restantes dois terços do banco.e dos encostos de cabeça.

O painel de bordo à frente do passageiro é decorado com tom cinza macio ao toque e na parte superior apresenta o logo ‘Ë’, detalhe inicialmente associado ao C4 Cactus. Os cintos de segurança também têm detalhes coloridos em azul e vermelho específicos da coleção ‘Ë’.

O SpaceTourer 4X4 Ë Concept apresenta-se com base na versão XS, compacta e dinâmica, com uma curta distância entre eixos, que a torna bastante versátil. O mesmo se pode dizer das dimensões – um comprimento de apenas 4,60 metros e uma altura limitada a 1,90 metros. Embora mais elevada, esta versão 4×4 da Dangel mantém-se abaixo dos 2 metros de altura.

Estas dimensões permitem a este ‘concept’ da Citroën um amplo espaço, não apenas para os ocupantes mas também para arrumação de objetos. Um total de 74 litros, distribuídos inteligentemente pelo habitáculo – porta-luvas e bolsas nas portas.

Atrás o espaço é suficiente para albergar pranchas de surf ou snowboard. Um total de dois metros quadrados na configuração de quatro lugares.

Outro aspeto prático deste ‘concept car’ da Citroën é o facto de ter portas deslizantes comuns a um furgão, bem como um grande tejadilho em vidro.
O Spacetourer 4×4 Concept é mais do que um SUV requintado, pois a tração integral – desenvolvida em conjunto com a Automobiles Dangel – permite-lhe aventurar-se por outros caminhos que não os de asfalto, como seria normal num veículo desta natureza.

Em destaque

Subir