Cultura

Sousa Tavares critica políticos na polémica do financiamento dos partidos

Miguel Sousa Tavares marcou presença, nesta terça-feira, no seu espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC e, entre outras coisas, comentou a alteração ao financiamento dos partidos (ver aqui), que ficam isentos de alguns impostos e passam a receber mais dinheiro, em 2018. Veja o vídeo.

Para o comentador da SIC, os partidos “não têm dinheiro suficiente” para a atividade que desenvolvem.

Sousa Tavares concorda que estes recebam “donativos” e “apoios do Estado” para desenvolverem a sua atitividade mas deixa reparos.

Miguel Sousa Tavares não concorda, no entanto, que os partidos não tenham um limite para a angariação de fundos e que possam beneficiar da devolução do IVA.

Veja o vídeo

O comentador criticou a forma como este processo foi conduzido, desde logo no período em que as alterações foram realizadas.

“Deveriam ter suscitado a discussão pública”, referiu, deixando claro que não cabe aos partidos legislar mas sim à Assembleia da República. Porém…

“Uma coisa é legislar em causa própria, outra é em interesse próprio, que eu acho que foi aquilo que aconteceu. Eu acho que se perdeu uma excelente oportunidade para que a discussão sobre os partidos fosse colocada em cima da mesa.”

Miguel Sousa Tavares salientou ainda que “aquilo que notoriamente está a acontecer é que os partidos não têm dinheiro para desenvolverem a sua atividade”.

“Cada vez há menos militância, cada vez há menos empresas com capacidade para financiarem partidos antes das eleições.”

No comentário, Sousa Tavares disse ainda que este sistema “opaco” que vigorará de agora em diante “não clarifica nada, não vai resolver o problema de fundo e já deixou toda a gente de pé atrás quando essa discussão for lançada”.

Em destaque

Subir