Nas Notícias

Sócrates “mudaria muita coisa”, se pudesse voltar atrás

José Sócrates admite que se pudesse voltar atrás no tempo existem coisas que “mudaria”. O antigo primeiro-ministro concedeu uma entrevista ao jornal i onde fala também sobre a sua carreira académica que, ao longo dos anos, tem levantado muitas dúvidas.

O antigo primeiro-ministro começa, desde logo, por explicar as razões que o levaram a escrever.

“Decidi fazer uma tese sobre a tortura depois de ler a descrição feita por um torturado”, salientou José Sócrates.

O antigo líder socialista salienta também, por outro lado, que se fosse possível voltar atrás no tempo…

“Se regressasse ao passado mudaria muita coisa”, garantiu Sócrates.

Nesta entrevista, o antigo primeiro-ministro explicou também a razão que o levou a começar a escrever sobre questões políticas internacionais.

“É muito fácil de compreender. Realmente, quem passou 30 anos na ação, porque é a ação que caracteriza a política, tem a necessidade de dar um passo atrás para tentar compreender e refletir”, diz, prosseguindo.

“Quando estudei, nestes últimos anos, em Paris, pude compreender aquilo que é a grande diferença entre um político e um cientista. Um sociólogo é aquele que pretende tornar inteligível a sociedade, evidencia os pontos críticos que a podem descrever para melhor a compreender. Um político não tem essa ambição: olha sempre a sociedade com a vontade de a transformar.”

“Felicidade de estudar numa das melhores universidades do mundo”

José Sócrates explica ainda que “ao fim de tantos anos de ação política, o facto de ter regressado aos clássicos e ter tempo para ler foi uma experiência muito agradável”.

“E tive a felicidade de estudar numa das melhores universidades do mundo e com grandes professores. E isso obrigou-me a ler, mas também convivi com gente capaz de inspirar, de me atrair para áreas sobre as quais nunca tinha pensado.”

Em destaque

Subir