Nas Notícias

Vídeo: “Sócrates é o maior embuste dos últimos dois séculos”

Felícia Cabrita classifica José Sócrates como “o maior embuste dos últimos dois séculos” e lembra que “Eça de Queiroz, no século XIX, falava sobre este tipo de gentinha”. A jornalista considera que “é brutal quando se faz uma acusação destas a um governante”. Veja o vídeo.

Os jornalistas e autores Felícia Cabrita e Joaquim Vieira estiveram hoje no Você na TV, na TVI, a apresentar o livro ‘Caso Sócrates – o julgamento do regime’. Numa entrevista a Manuel Luís Goucha, abriram literalmente o livro.

“É brutal quando se faz uma acusação destas a um governante. Nada mais fica por dizer. E o Ministério Público acusa José Sócrates de ter traçado um plano, para chegar ao poder e apoderar-se do mecanismo do Estado para enriquecer. Isto é terrível”, diz Felícia Cabrita, que se constituiu assistente e teve acesso ao processo da Operação Marquês.

Os jornalistas e autores propõem-se resumir em livro um processo com 180 volumes, sendo que cada um tem cerca de 450 páginas.

“Como é que fomos governados durante seis anos por este homem, que é um logro… Este homem é o maior embuste dos últimos dois séculos”

“Eça de Queiroz no século XIX falava sobre este tipo de gentinha, a gentinha da província. Como tinha sido achincalhado publicamente por causa das suas credenciais de estudante, ele quis criar uma imagem que reforçasse o regresso à política”.

Joaquim Vieira sustenta que os indícios são fortíssimos e que o papel da acusação está dificultado.

“É muito difícil apanhar o rasto do dinheiro, que deu a volta ao mundo (…), com um circuito de dinheiro tão complexo”, explica Joaquim Vieira, para justificar a complexidade do processo e a dificuldade da acusação.

Os autores consideram que o ex-primeiro-ministro fez “conluios com a comunicação social, as grandes empresas e o poder financeiros”, num processo que “não tem inocentes”.

“Ninguém sai incólume. O poder político, a classe empresarial, o poder financeiro. E seria um escândalo se não houvesse julgamento”, realça Joaquim Vieira.

Veja o vídeo:

Caso Sócrates

No livro de Joaquim Vieira e Felícia Cabrita pode encontrar todos os detalhes em relação ao caso Sócrates. Veja mais aqui: https://goo.gl/CEEaUbManuel Luís Goucha – TVI

Publicado por Você na TV em Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2018

Em destaque

Subir