Mundo

Só 14 por cento dos portugueses diz ser “extremamente provável” votar nas eleições europeias

Apenas 14 por cento dos portugueses considera ser extremamente provável ir às urnas nas próximas eleições europeias, a segunda percentagem mais baixa na União Europeia (UE), revela o Eurobarómetro publicado hoje pelo Parlamento Europeu (PE).

No estudo de opinião realizado no mês de abril, apenas 14 por cento dos entrevistados disse ser extremamente provável ir às urnas nas próximas eleições europeias, que decorrerão entre 23 e 26 de maio de 2019, com 20 por cento a responder muito provável, 16 por cento moderadamente provável e 49 por cento pouco provável.

Entre os Estados-Membros, Portugal é o país com a segunda percentagem mais baixa de votantes “extremamente prováveis”, atrás apenas da República Checa (13 por cento), e bem distante da média europeia de 31 por cento.

Nas eleições europeias de 2014, em Portugal a taxa de participação foi de 33,67 por cento (abaixo da média europeia de 42,54 por cento).

Nesta consulta, que assinala a contagem decrescente de 365 dias até às próximas eleições europeias, 47 por cento dos entrevistados portugueses assumiu estar interessado no processo eleitoral europeu, enquanto 52 por cento revelou não ter interesse nestas eleições.

Apesar da reduzida percentagem de portugueses que planeia ir às urnas, 41 por cento dos inquiridos considera ser “muito importante” votar nas próximas eleições europeias (a média da UE é de 49 por cento), 36 por cento considera ser de importância média e 22 por cento de pouca importância.

Entre as razões para votarem nas eleições para o PE, os portugueses apontam em primeiro lugar o seu dever de cidadãos (52 por cento), seguindo-se a vontade de participar na escolha do próximo presidente da Comissão Europeia (37 por cento), e o apoio ao governo nacional (33 por cento). A principal razão para não votarem é a desconfiança no sistema político (59 por cento).

Embora desconfiem do sistema político, os portugueses estão entre os cidadãos dos sete Estados-Membros da União Europeia (UE) que têm uma imagem positiva da assembleia europeia. Portugal ocupa o quarto posto neste ‘ranking’, com 45 por cento, depois de Irlanda, Bulgária e Malta.

Em Portugal, 40 por cento dos questionados tem uma opinião neutra sobre a instituição e 12 por cento uma visão negativa. Uma larga maioria (64 por cento) gostaria que a assembleia europeia desempenhasse um papel mais importante.

O Eurobarómetro foi realizado entre 11 e 22 de abril de 2018 através de entrevistas presenciais com 27.601 cidadãos dos 28 Estados-Membros da UE, dos quais 1.093 portugueses.

Em destaque

Subir