Cultura

Estreia hoje ‘Snowden’, o filme de Oliver Stone sobre o lendário ex-espião da NSA

Paranóia ou vítima de perseguição? É impossível usar a internet e nunca ter ouvido falar de Edward Snowden, o ex-analista que revelou o misterioso mundo da espionagem global e cuja história deu um filme, assinado por Oliver Stone, que estreia hoje.

O filme sobre o mais famoso (ex-)funcionário da agência de segurança interna dos EUA, a NSA, chega hoje aos cinemas portugueses, uma semana após ter entrado no mercado norte-americano.

Com realização de Oliver Stone, que já assinara outras obras sobre incidentes polémicos da sociedade norte-americana (‘Platoon’, ‘JFK’, ‘Nascido a 4 de Julho’ e ‘W.’, por exemplo), ‘Snowden’ conta com Joseph Gordon-Lewitt no papel do homem que revelou como é feita a vigilância em massa das comunicações ‘privadas’.

A divulgação de documentos da NSA (em 2013), revelando o verdadeiro alcance do programa de vigilância PRISM, levou o antigo espião a fugir para a Rússia, onde ainda se encontra exilado.

Na versão dos EUA, Edward Snowden é um traidor por ter cometido os crimes de roubo de propriedade do Governo, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas como de inteligência para pessoa não autorizada.

O caso chegou no dia 16 às salas de cinema, nos EUA, e vem para Portugal a partir de hoje.

O filme é inspirado no livro de Luke Harding, um dos jornalistas que analisou a fundo os documentos divulgados por Snowden e passou a seguir algumas dicas para “não facilitar o trabalho” a quem o espia, como deixar o telemóvel no frigorífico, “porque assim não pode ser interceptado”, e tapar a webcam do computador com fita adesiva.

Acha que é paranóia? Pois aquando da estreia do filme, nos EUA, cada bilhete vinha ‘acompanhado’ de um penso rápido, para que os espectadores pudessem tapar uma das muitas câmeras por onde são (diz Snowden) espiados…

Em destaque

Subir