Tecnologia

Snapchat: Até quando vai durar a ‘moda’ desta app?

snapchat_avaliação

O Snapchat tornou-se na app da moda para troca de mensagens e, neste momento, entre o público mais jovem (adolescentes) a app já é a mais utilizada, tendo mesmo ultrapassado o Instagram.

Segundo a App Annie, uma empresa de pesquisas de mercado, o Snapchat em dispositivos iOS, nos EUA, já é mais utilizado do que o Instagram, tendo superado a rede social de fotografias no mês de abril.

Embora estes dados digam respeito apenas à utilização no iPhone, da Apple, a tendência geral, em termos de utilização será esta, mesmo nas outras plataformas. No geral, entre todas as aplicações utilizadas, o Snapchat só é superado pelo Facebook.

A utilização deste tipo de apps (redes sociais) é de ‘modinhas’ e costumam ser os adolescentes a começar estas ‘modinhas’. Assim foi com o Hi5, com o My Space, Instagram, Tumblr, Skype, etc… Umas crescem rápido e morrem na mesma velocidade, outras vão-se mantendo, como é o caso do Facebook.

Tendo em conta este crescimento do Snapchat, Mark Zuckerberg, o patrão do Facebook, adquiriu a MSQRD, uma aplicação semelhante ao Snapchat. A ideia é fazer com que os utilizadores tenham tudo no Facebook e não necessitem de utilizar apps concorrentes.

Mas como dito anteriormente, as apps e redes sociais são de ‘modinhas’ e costumam ser os adolescentes a impor essas modas. O Snapchat caiu em graça, assim como caíram outras apps no passado, como o Twitter. Mas nem sempre é assim.

Basta seguir o exemplo do Skype da Microsoft. A app de mensagens e chamadas pela internet já teve o seu auge. Agora anda em altos e baixos, tendo perdido muitos utilizadores para aplicações concorrentes, como são os casos do Viber, do WhatsApp e mesmo do Facebook messenger.

A verdade, é que basta aparecer uma app semelhante, ou que faça qualquer coisa que privilegie a privacidade dos utilizadores – como é o caso do Snapchat – para que as existentes passem rapidamente de moda.

 

Em destaque

Subir