Mundo

Smartphone poderá ajudar a detetar HIV em 10 segundos

O dispositivo móvel foi criado com base na tecnologia base dos smartphones e é capaz de detetar o vírus HIV em apenas 10 segundos, com recurso a apenas uma gota de sangue. Este diagnóstico rápido e eficaz, desenvolvido na Universidade de Surrey, no Reino Unido, pode ser preponderante, não apenas no vírus HIV, mas também em situações de calamidade, como a Ébola.

O dispositivo, ainda em fase de protótipo, é composto por biochips de quartzo descartáveis, que têm como base ondas acústicas de superfície para a detenção do vírus HIV, uma pequena caixa para controlar e ler o sinal, e um smartphone, ou portátil, que permita analisar, mostrar e transmitir os resultados.

Os diagnósticos rápidos e eficientes são preponderantes no combate a surtos de vírus, como aconteceu com o Ébola, em 2014, em África, pois permitem um tratamento mais imediato, bem como a recolha de informações necessárias para combater o propagação do vírus.

Atualmente, os diagnósticos demoram demasiado tempo e requerem equipamentos muito complexos.

Em todo o mundo, cerca de 78 milhões de pessoas já foram infetadas pelo vírus HIV, sendo que 39 milhões acabaram por morrer. Há ainda uma grande parte de portadores de vírus que desconhecem que estão infetados. Este diagnóstico, por ser realizado ainda em fases precoces da infeção, permitiria o acesso ao tratamento adequado e, consequentemente, o aumento da esperança média de vida.

A esperança é que esta nova tecnologia venha revolucionar o diagnóstico do vírus HIV, devendo, em todo o caso, começar por ser aplicado nas deteções de vírus como o Ébola, por exemplo. O objetivo é precaver, através da deteção precoce, que estas doenças infeciosas se tornem em epidemias.

 

 

 

Em destaque

Subir